O ViaCatarina Shopping, o centro comercial localizado na emblemática Rua de Santa Catarina, no Porto, inaugurou uma impressionante instalação artística com 318 balões na sua fachada, cuja autoria é da 560 Architects, vencedores da 6ª edição do VIArtes.

O concurso de arte pública, lançado em outubro do ano passado pelo ViaCatarina Shopping, marca a vida cultural da cidade há seis anos, e desta vez surpreende com uma espécie de espetáculo em tempo real.

Sob o mote de que “o tempo altera a leitura de toda e qualquer obra”, os arquitetos Filipe Santos Marinho e Vítor Carneiro de Mesquita, fundadores da 560 Architects, criaram a obra “Incha, desincha e passa!” — “Incha”, com a insuflação de 318 balões, distribuídos pela fachada exterior e “desincha”, promovendo uma orquestração dinâmica de movimento, cor e luz”. Por fim, “passa”, repondo, por breves instantes, a fachada original e pré-existente.

A instalação artística dos vencedores da 6ª edição do VIArtes, que promete surpreender todos os que passam na Rua de Santa Catarina, vai estar patente na fachada do centro comercial durante cerca de um ano.

O VIArtes reforça o projeto ‘Cultura no Centro’, lançado este ano pelos centros comerciais geridos pela Sonae Sierra, que tem como objetivo apoiar artistas e entidades nacionais e regionais de âmbito cultural, acrescenta a responsável.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.