Há alguns truques que servem para lhe dar alguma noção de como os móveis (ou outros) que compra ficam numa assoalhada, mas para além de darem um pouco mais de trabalho nem sempre se adequam à realidade.

A IKEA Place é uma aplicação de realidade aumentada (AR), que permite aos clientes experimentar, partilhar ideias e soluções de mobiliário e decoração, demonstrando como o design pode transformar qualquer espaço. O mesmo é reforçado por Michael Valdsgaard, diretor de transformação digital de Inter IKEA Systems “A aplicação IKEA Place vai facilitar a decisão de compra e inspirar os nossos clientes a testar vários produtos, estilos e cores diferentes em espaços reais, através de um simples deslizar de dedo. A realidade aumentada e a realidade virtual irão revolucionar o mercado de retalho, tal como a internet o fez, só que desta vez isso acontecerá muito mais rápido”.

Todos os produtos disponíveis na app são apresentados em formato 3D e projetados à escala, para que cada solução selecionada tenha o tamanho, o design e a funcionalidade adequadas ao espaço. A aplicação redimensiona os produtos adaptando-os à dimensão real dos espaços com uma percentagem de eficiência de 98%. Conclui Riccardo Navone, diretor de marketing da IKEA Portugal: “Sabemos que o processo de compra de um sofá não é o mesmo que para comprar um tacho, ou um lençol. Muitas vezes os nossos clientes têm dúvidas no momento de comprar produtos e soluções de mobiliário e decoração para as suas casas. Através desta nova aplicação, vamos tornar todo o processo mais fácil e inspirar os nossos clientes a criarem mais espaço para a vida em casa. Esta tecnologia para além de redefinir, uma vez mais, a experiência de compra de soluções para a casa, mostra como a tecnologia nos pode ajudar a levar as boas soluções de design e decoração a ainda mais pessoas, proporcionando-lhes um melhor dia a dia, agora em qualquer lugar”.

A IKEA Place é gratuita e vai estar disponível a partir de dia 19 de setembro, na App Store da Apple.