O guia “Monsaraz-Alqueva” detalha todas as informações da viagem, tal como o tempo do percurso e os quilómetros a realizar entre cada local, sugerindo ainda as visitas mais relevantes, curiosidades e atividades, assim como os melhores sítios para apreciar a tão conhecida gastronomia alentejana.

A “Rota Monsaraz-Alqueva”, com uma extensão de 130 Km, tem a primeira paragem em Reguengos de Monsaraz. Ali, o visitante pode visitar a Igreja Matriz de Santo António, datada do final do século XIX, um dos maiores símbolos da arquitetura neogótica em Portugal. É também nesta paragem que o Évora Hotel recomenda experimentar o típico bolo rançoso e bolo podre.

A Fábrica Alentejana de Lanifícios é também uma das atrações da cidade. Os seus tapetes alentejanos fazem parte da cultura de Reguengos e a fábrica contam já com uma medalha de ouro para o melhor design e melhor qualidade, obtida na Exposição Universal de Bruxelas.

Não muito longe de Reguengos de Monsaraz, em São Pedro do Corval, capital ibérica da Olaria, é possível conhecer os mestres da tradição oleira do Alentejo.

O Évora Hotel sugere conhecer a cerâmica da família Patalim, uma empresa familiar que tem vindo a passar este engenho, de geração em geração e cujo dono, filho do fundador, é oleiro desde os cinco anos. A pausa para almoço pode ser feita na Adega do Cachete, um espaço com decoração típica da região e uma ementa com diversos pratos alentejanos.

O roteiro prossegue para Monsaraz, para se viver uma viagem no tempo entre portas medievais, ruas labirínticas, o chão em xisto e onde se respira a tranquilidade já esquecida pelos tempos modernos.

Évora Hotel lança oferta especial para os feriados do final de junho
Évora Hotel lança oferta especial para os feriados do final de junho créditos: Évora Hotel

No património de Monsaraz destacam-se o Castelo e a Torre de Menagem medievais. Imperativa é também a visita à Igreja da Misericórdia, construída no século XVI, a Casa da Inquisição ou a Casa da Cultura que ocupa a antiga Igreja de Santiago, existente desde o século XIII.

A paisagem de Monsaraz é inesquecível, com o verde do Alentejo e o azul do Alqueva e onde, segundo o ditado popular: “em noite escura, quem olha para Monsaraz facilmente confunde a vila com um barco ancorado no céu”. É também em Monsaraz que se poderá encontrar artesanato típico da região, em várias lojas recomendadas incluídas no roteiro do Évora Hotel.

Ao descer o monto da vila de Monsaraz encontra-se o cais de acesso ao Alqueva, maior lago artificial da Europa e cuja orla costeira da barragem, tem uma extensão bastante superior a todo o comprimento de Portugal Continental. Aqui é possível fazer um passeio rústico de barco, observando a fauna e a flora, guiado por uma equipa especializada que partilha todos os detalhes das espécies que ali habitam: andorinhas, gaivotas, abutres e até o porco preto, que deambula por aquelas planícies de Montado Alentejanas. Durante o passeio, são ainda servidos snacks, bolachinhas e sumos, um reforço de energia para seguir viagem.

O mergulho no Alqueva é um dos pontos altos desta paragem, altamente recomendado pelo Évora Hotel e que deve ser devidamente recordado pela recolha de fotografias do momento.

O roteiro sugere finalmente o jantar no restaurante Adega Velha em Mourão, com a sua imperdível Perdiz à Adega Velha. Já à noite, no Observatório do Lago Alqueva, é possível presenciar a chuva de estrelas Perseidas, um dos eventos astronómicos mais marcantes durante o verão. Os telescópios ficam montados até de madrugada para observar outros astros e aprender mais sobre as Perseidas e o Universo.

“Verão em Grande” para toda a família

O pack especial “Verão em Grande” é o produto estrela deste ano do Évora Hotel. Dirigido a famílias, o programa inclui alojamento em quarto duplo com pequeno-almoço incluído; duas refeições, por dia, com bebidas (com opção piquenique) e condições especiais para as crianças (partilhando quarto com dois adultos): para a primeira criança, oferta do alojamento e refeições até aos 15 anos e, para a segunda, oferta do alojamento e refeições até aos 5 anos e 50% de redução dos 6 aos 15 anos de idade.  O pack inclui ainda a entrada de uma criança por cada adulto pagante no Monte Selvagem (um programa que explora o Montado numa reserva natural), o golf em família no Driving Range do hotel, a utilização das piscinas exteriores e interior e da Sauna, Banho Turco e Jacuzzi, de acordo com as normas de Direção-Geral de Saúde (DGS), e mediante marcação.

O pack “Verão em Grande” poderá ser reservado nas opções entre duas a cinco noites, com preços que oscilam entre os 182 euros e os 410 euros por pessoa, respetivamente. As reservas poderão ser feitas no site do hotel ou através do telefone 266 748 800 ou pelo e-mail reservas@evorahotel.pt