"Há 10 anos, quem poderia prever que em Paris a bicicleta superaria o carro? Bem, nós ultrapassamos", disse esta quinta-feira, dia 11 de abril, o vereador para Mobilidade, David Belliard, na rede social X.
O estudo, realizado pelo Institut Paris Région (IPR), a pedido de instituições públicas e privadas, indica que "os parisienses usam mais bicicletas" quando se deslocam na capital "do que carros".
Com 11,2% e 4,3% respectivamente, ambos os modos de transporte ficam atrás da caminhada, a primeira com 53,5%, e do transporte público (30%), segundo o estudo.
A bicicleta também supera o carro no deslocamento entre Paris e os subúrbios mais próximos, com 14% contra 11,8%. O estudo também aponta que 66,1% dos cidadãos usam transporte público e 5,5% decidem caminhar.
Mas fora de Paris, o carro prevalece nas viagens entre as diferentes partes da sua região, observa o relatório, que aponta para a "dependência do carro".
As autoridades promovem um plano para 200 quilómetros de linhas de metro conhecido como Grand París Exprés, que procura ligar os subúrbios de Paris aos transportes públicos e inverter a tendência.
O estudo, realizado entre outubro de 2022 e abril de 2023, recolheu dados de 3.337 cidadãos da região entre os 16 e os 80 anos que aceitaram, entre outros, ser acompanhados por satélite durante uma semana.
Paris, governada pela socialista Anne Hidalgo, tem como uma das suas prioridades reduzir o espaço de carros em prol dos pedestres e das bicicletas.
Em 2021, Paris tinha mais de 1.000 quilómetros de instalações adaptadas para os ciclistas, incluindo mais de 300 quilómetros de pistas, mas o objetivo é ser uma cidade "100%" apta para as bicicletas até 2026.
Por ocasião dos Jogos Olímpicos, agendados para 26 de julho a 11 de agosto, as autoridades promoveram a construção de mais ciclovias para permitir o acesso de bicicleta às instalações olímpicas.
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