São já mais de duas centenas, os artistas nacionais e estrangeiros, que viram os seus trabalhos passados a tapeçaria na Manufactura de Portalegre, tais como Almada Negreiros, Costa Pinheiro, João Vieira, Charrua, entre outros. A tapeçaria de Portalegre é uma obra de arte original, única pelas suas qualidades intrínsecas e pela técnica usada para traduzir o modelo original. Este é ampliado para a dimensão final sobre um papel quadriculado próprio, em que cada quadrícula representa um ponto (desenho de tecelagem). A desenhadora tem em seguida que corrigir o desenho, tendo em atenção os contornos, as formas, as tonalidades das cores e todos os pequenos detalhes que a tecedeira deve ler e traduzir em tecelagem.

Belas e artísticas tapeçarias de Portalegre dão vida à cidade durante dois dias
créditos: BRANQUINHO

Durante os dois dias do “Open Day – Tapeçaria de Portalegre – Entre Fios, Teares e Lugares” encontram-se programadas um conjunto de iniciativas culturais das quais se destacam os workshops: oficina artes plásticas, oficina de arte têxtil, oficina infanto–juvenil, e ainda a performance “Tactear”. Haverá ainda a possibilidade de presenciar esta arte ao vivo. Quatro tecedeiras irão estar a trabalhar numa tapeçaria, sendo possível perceber todo o processo manual.

A performance artística “Tactear”, que se realiza no dia 2 de dezembro, terá lugar no local de produção, os teares da Manufactura, numa proposta sonora e de movimento. “A pesquisa é feita a partir do espaço de trabalho, dos seus materiais e da comunidade envolvida no processo de produção. Procura-se que o tecer destes pontos de vista, destas técnicas e destas linguagens encontrem um caminho comum e provoquem uma ressonância, para que o segredo que faz parte da identidade partilhada não se perca no fio do tempo”, esclarece Vera Fino, diretora da Manufactura de Tapeçarias de Portalegre.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.