Carnaval dos Caretos em Bragança

Bragança | 1 a 6 mar.

O tradicional Carnaval dos Caretos regressa à cidade de Bragança com centenas dos mais tradicionais e autênticos mascarados da Península Ibérica. Seis dias intensos que fundem o melhor do fumeiro trasmontano, o Butelo com Casulas, e os protagonistas da mais autêntica das tradições de inverno, os Caretos.

Oficinas para arquitetos

Matosinhos | 4, 6 mar.: 10h, 14.30h

A Casa da Arquitetura, em Matosinhos, apresenta quatro oficinas durante o período de férias de Carnaval. Os participantes vão descobrir mais sobre casas e edifícios e por mãos à obra como verdadeiros arquitetos.

Quatro dias de folia no MAR Shopping Matosinhos

Matosinhos | 2 a 5 mar.

O MAR Shopping Matosinhos veste-se a rigor para celebrar mais um Carnaval em folia, com pinturas faciais, modelagem de balões, ateliês e contos carnavalescos ao longo de quatro dias.

Festejar com dança, teatro e circo

Porto | 4, 6 mar.: 10h-17h

Estas oficinas prometem pluridisciplinaridade artística abrangendo a dança, o circo, o canto, a música, as artes plásticas, o teatro e o audiovisual, garantindo assim o maior desenvolvimento da sensibilidade artística e o despertar de apetências para a área artística.

carnaval2019
créditos: © Rich Legg

Carnaval pelas alterações climáticas

Santarém | 1 a 5 mar.

As “Alterações Climáticas” são o tema escolhido para celebrar o Carnaval em Santarém. Os festejos começam dia 1 de março com um desfile para as escolas, no centro histórico, e continuam nos dias 2 e 5 de março com um desfile do corso carnavalesco, na zona de São Bento.

Carnaval “ Made in Portugal”

Torres Vedras | 1 a 6 mar.

“Made in Portugal” é o mote para o próximo Carnaval “mais português de Portugal”, que se realiza entre 1 e 6 de março. Durante os seis dias de folia a responsabilidade ecológica não foi esquecida com a participação na iniciativa Eco Evento Valorsul.

Máscaras aos pulos

Sintra | 1 mar.: 19.30h-23h

Com mais de 80 trampolins, o UPUP Park convida miúdos e graúdos a juntarem-se à festa de Carnaval em Sintra e a participar num concurso de máscaras.

Truques e acrobacias na Micolandia

Mem Martins | 4 mar.: 20.30h 

A Micolandia preparou para este ano uma festa com o tema “Carnaval no circo como o Yoco”. A festa promete ter muita cor, música e animação. Haverá brincadeira nos insufláveis, truques de magia e acrobacias no parque de diversões.

Oficina: “Dei a volta à praça e encontrei uma caraça”

Amadora | 2 mar.: 10h

Para comemorar os dias de folia que anteveem o Carnaval, o Museu Municipal de Arqueologia convida as famílias a participar duma oficina que pretende celebrar a época carnavalesca. Aqui, os miúdos vão construir de máscaras de Carnaval, aludindo à sua história e recuperando personagens da História da Amadora.

Viagem à corte do século XVIII

Queluz | 2 mar.: 15h 

Num ambiente festivo e de grande criatividade, que nos transporta para o século XVIII, a celebração do Carnaval no Palácio Nacional de Queluz contará com um ateliê de máscaras. Após esta atividade os participantes serão envolvidos num momento de música e dança setecentista, num dos antigos salões de festas do palácio.

Quem é o melhor do desfile?

Carnaxide | 5 mar.: 16h 

Para celebrar o Carnaval o Alegro Alfragide convida os mais novos a participar no desfile que se irá realizar dia 5 de março, na Praça Principal. Neste desfile há animações durante a tarde, inclusive uma mini aula de zomba kids. Os cinco melhores disfarces têm prémios garantidos.

Carnaval dançante

Lisboa | 2 mar.: 10h

Para celebrar o Carnaval a Dance Spot recebe os pequenos bailarinos com um “Desfile de Carnaval Dançante”, no qual haverá mini-workshops de sapateado, dança jazz e hip hop.

Celebrar no museu

Lisboa | 4, 5, 6 mar.: 9h-18h

O Museu Arqueológico do Carmo recebe o Carnaval com atividades especiais para celebrar esta data. De 4 a 6 de março os miúdos vão descobrir o Carnaval da Roma Antiga.

"Quem é quem?" no Museu do Dinheiro

Lisboa | 2 mar.: 10.30h, 14.30h

Carnaval ou Entrudo? Qual a sua origem? Onde começou? No Rio de Janeiro? Em Veneza? Ou terá sido em Torres Vedras? O Museu do Dinheiro convidou um rei, uma rainha, uma princesa, um fidalgo, um jogral e um trovador para uma oficina de Carnaval. Estas personagens caricatas vão dar as pistas, mas são os participantes que têm de descobrir “quem é quem?”.

Férias debaixo de água

Lisboa | 4 a 6 mar.: 8.30h-18.30h 

O Oceanário de Lisboa convida os miúdos a “mergulhar” no oceano e mudar de forma, cor e textura, ganhar bigodes, barbatanas ou mesmo tentáculos. Vão também poder explorar o oceano, as espécies que o habitam e conhecer as adaptações que as tornam especiais, bem como as ameaças que enfrentam.

Férias com arte

Lisboa | 4 a 6 mar.: 9.30h-17.30h

Durante a interrupção letiva de Carnaval, as exposições patentes no Museu Coleção Berardo dão o mote às oficinas diárias do Serviço Educativo. Cada dia de férias é subordinado a um tema, segundo o qual as crianças são desafiadas a entrar no personagem e criar máscaras mirabolantes.

A Clownrie invade o castelo

Lisboa | 2 mar.: 15h-17h 

Neste dia, o Castelo de São Jorge e as ruas vão ser invadidas com um desfile de Carnaval. O Chapitô preparou um desfile de Carnaval inspirado nos cercos dos tempos de hoje, uma clownerie de personagens, cor, música e circo, que convida a celebrar, a rir, a participar, mas também a pensar e agir!

Baile de Carnaval no LU.CA

Lisboa | 5 mar.: 15.30h 

O LU.CA recebe o Carnaval em festa com o Dj Crazyman / VJ Severa. Para celebrar está festividade vai haver muita música acompanhada de histórias visuais.

Ateliês de costura e sapatos com a Ciência Viva

Lisboa | 2, 3 mar.

O Pavilhão do Conhecimento convida pequenos e graúdos a participar na sua oficina dedicada à costura. Basta um pouco de engenho e uma pitada de imaginação para criar os seus próprios acessórios. Nos dias 2 e 3, os miúdos vão trabalhar nas suas máscaras de Carnaval.

carnaval 2019
créditos: Rawpixel Ltd.

Mil e uma atividades em Palmela

Palmela | 2 a 6 mar.

O Município de Palmela e o Movimento Associativo apresentam várias propostas para celebrar estes dias de festa, que vão desde a animação carnavalesca, ao desporto e as atividades pensadas para os mais novos.

Carnaval à beira-mar

Sesimbra | 28 fev. a 9 mar.

Os festejos do Carnaval são uma das tradições mais enraizadas na comunidade sesimbrense, que constrói, todos os anos, um dos mais populares carnavais do país. Para além dos desfiles principais, à beira-mar, o corso de palhaços e os bailes marcam esta grande festa que atrai milhares de visitantes.

Em Loulé: o corso mais antigo

Loulé | 3 a 5 mar.

As selfies, popularizadas pelo Presidente da República, inspiraram a organização do Carnaval de Loulé para a edição deste ano. “Circo Selfie” é o tema do mais antigo corso do país e que constitui o principal cartaz turístico do Algarve nesta altura do ano.

Oficinas com Cartão & Imaginação

Faro | 2, 3, 9, 10, 16, 17, 23, 24, 30 e 31 Mar.: 11h-13h,15h-19h

Até 31 de março, os fins de semana no Forum Algarve oferecem aos mais pequenos uma experiência com o cartão, através de um ateliê em que podem dar asas à imaginação. No próximo fim de semana os dias são dedicados ao Carnaval.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.