A sauna Solar Egg foi projetada e desenhada pelo estúdio Bigert & Bergström a pedido da empresa Riksbyggen de forma a transformar a paisagem urbana da cidade Kiruna, na Suécia.

Esta sauna em forma de ovo dourado foi terminada em abril de 2017 e já foi exibida em Björkliden (perto do Circulo Polar Ártico), Estocolmo, Gällivare, Paris e Copenhaga.

“O ovo dourado é um objeto mítico e um símbolo de valor. Além disso, é uma metáfora do sol. O nome de Solar Egg nasce de uma ideia de reflexo dos raios solares e do calor do sol”, disse os criadores de Bigert & Bergström, em declarações à Conde Nast Traveller de Espanha.

A Solar Egg foi criada para ser ao mesmo tempo uma peça de arte e uma sauna pública operacional. “O ovo amplia a ideia de uma cidade em movimento, uma peça interativa da arquitetura. Reflete o ambiente enquanto alberga os pensamentos e sentimentos das pessoas”.

Segundo o ideal de que somos todos iguais quando estamos dentro de uma sauna, os arquitetos explicam que “quando as pessoas ficam nuas, libertam-se do seu disfarce civil, desaparecendo as possibilidade de mostrar os seus interesses mais materiais, tais como roupa, relógios e telemóveis. Numa sauna tens de falar com outra pessoa que está na mesma posição que tu e assim passas a ter uma ideia de como essa pessoa poderá ser”.

Os prémios

Esta colaboração entre Riksbyggen e a Bigert & Bergström já foi reconhecida mundialmente com vários galardões, destacando-se as que ganharam pela Swedish Arts & Business Awards (2018), Red Dot Award (2017), Stålbyggnadspriset e German Design Award (2017), assim como uma medalha de prata nos Swedish Design Awards y nos London International Awards.

A Bigert e Bergström tem uma relação muito forte entre o ser humano e a natureza, tecnologia e energia. Em 1998, desenharam uma cápsula de alterações climáticas para o Pavilhão da Suécia durante a Expo98, em Lisboa.

Os números

Esta sauna tem 4.5 metros de altura e 12.6 de circunferência, pesando 2.750 quilos. É feita com 69 placas de aço banhadas a ouro e 1512 parafusos. A montagem durou cinco dias.

A lareira em ferro do seu interior pesa 750 quilos e tem um formato em coração, podendo acomodar tranquilamente até oito pessoas. Quanto às temperaturas, o interior desta sauna consegue chegar entre 75 e 85 graus centígrados.

Será que vai passar por Portugal?

Ainda não há qualquer tipo de confirmação de que a Solar Egg passe por Portugal. Neste momento, desde 12 de outubro até 19 de janeiro, a sauna está em Copenhaga. Quem estiver a planear uma viagem até à capital dinamarquesa pode encontrá-la por lá.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.