Não precisa de entrar em stresse com a preparação do quarto para as suas visitas, seja família ou amigos. Considere estas dicas fáceis que vão ajudar a transformar o quarto de hóspedes num retiro confortável e acolhedor.

1. Limpar e arrumar

Geralmente quando temos um quarto extra em casa para as visitas, a tendência é colocar lá dentro aquela "tralha" que estamos sempre a prometer que vamos arrumar. Pois bem, se vai ter visitas, esta é a altura perfeita para o fazer, de uma vez por todas.

O primeiro passo é, então, criar um ambiente acolhedor para as suas visitas. E deverá começar com uma limpeza e arrumação. Para não estar a fazer tudo à pressa, comece a arrumar umas semanas antes da chegada dos seus familiares (ou amigos), dedicando 15 minutos por dia à limpeza e organização.

Lembre-se de deixar espaço para os hóspedes desfazerem as malas e libertar tomadas para carregadores de telemóvel e outros dispositivos que eles possam trazer.

2. Dar uma sensação de "lar doce lar"

Enquanto a mobília e a decoração sofisticadas são agradáveis, um quarto acolhedor é sobre hospitalidade e antecipação das necessidades dos seus convidados. Pense nas necessidades úteis fornecidas nos quartos do hotel: um candeeiro para leitura ao lado da cama, cabides extras no armário, um despertador, lençóis e toalhas limpas e, às vezes, até mesmo um secador de cabelo.

Como possivelmente são tudo objetos que já possui em casa, basta adicioná-los ao quarto e/ou casa de banho. Estes detalhes fazem com que a sua casa se torne num lar para quem o visita.

Coloque também produtos de higiene extra, como gel de banho, champô, pasta de dentes, e outros que podem ser esquecidos por quem vem de fora.

quarto
créditos: Pixabay

3. Conforto é rei (ou rainha)

Poucas coisas fazem com que os hóspedes se sintam mais confortáveis e bem cuidados do que conseguir uma boa noite de sono, e isso pode começar com o seu colchão. Esta peça essencial é muitas vezes esquecida, porque simplesmente está num quarto que não usamos. Tem altos e baixos e mais de 7 anos? Então, está na hora de o substituir. O mesmo se aplica às almofadas.

4. Foque-se no que é funcional

Como os seus convidados podem não estar em conformidade com o horário lá de casa, garanta que "madrugadores" e "corujas" têm as coisas à sua disposição para permanecerem ocupados enquanto outros dormem. Deixe, por exemplo, algumas opções para pequeno-almoço disponíveis em cima do balcão da cozinha, ou uma garrafa de água. Coloque também a password do wifi numa folha de papel e à vista.

pequeno almoço
créditos: Pixabay

5. Detalhes que dão uma atenção extra

Pense nalguns elementos que podem adicionar uma atenção redobrada para com os seus convidados. Por exemplo, um vaso com flores frescas, uma vela perfumada, algumas revistas e livros. Se estivermos a falar de um elemento da família, será fácil pensar em algo que sabe que aquela pessoa gosta.

Agora que já sabe o que fazer, está pronto para receber os seus familiares e amigos de braços abertos e usufruir desta época festiva ao máximo.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.