A organização de festas de aniversário e de encontros de convívio familiar em casa é sempre sinónimo de muito trabalho, de muita preocupação e de muito stress.

Mas, de todas, as celebrações natalícias são as que exigem maior esforço, uma vez que é preciso pensar nos presentes, fazer as compras de supermercado, planear menus e refeições, organizar os lugares na mesa e decorar a casa. Se só de ler, já está cansada e ansiosa, relaxe.

Siga as nossas recomendações e viva este período com maior serenidade e tranquilidade:

- Reserve tempo para si. Passeie a pé, faça uma massagem ou dedique-se a ler ou a ouvir música. Cuidar de si pode ser o melhor que faz pelos outros, que beneficiarão da sua tranquilidade e permite-lhe desacelerar e poupar energia para os seus objetivos.

- Faça voluntariado. Participar em ações de solidariedade e ajudar quem vive com necessidades pode ajudá-la a relativizar os seus próprios problemas económicos.

- Adeque expetativas. Tenha em mente que é impossível tudo ser perfeito para toda a gente e aproveite os percalços para treinar a sua flexibilidade e resilência. Por exemplo, ter uma árvore de Natal torta pode tornar-se uma recordação familiar única.

- Organize-se. Discuta com a família, incluindo as crianças, as ideias e desejos de cada um para o dia de Natal e a noite da véspera. Façam um plano comum, dividindo as tarefas a realizar.

- Torne as listas de presentes, gastos e tarefas suas aliadas. Concedem-lhe uma sensação de controlo e evitam que se endivide.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.