Se a sua sebe já tem muitos anos, cresceu demasiado em altura e largura e a parte inferior dos ramos ficou sem vegetação, está na altura de a renovar.

Mas não tente fazer tudo de uma vez só porque a recuperação seria lenta.

Conceda a esta operação um prazo que pode variar entre dois a anos.

No primeiro ano, deve reduzir a altura da sebe, cortando de forma paralela ao solo como na ilustração. No segundo ano, os cortes devem ser apenas de um lado, enquanto no terceiro a poda deve contemplar o outro lado.

Exemplares grandes para ampliação

A vantagem de comprar exemplares já crescidos em vaso é que os pode plantar quando pretender com a segurança de que ficarão estabelecidos mais rápido dos que os que vêem com a raiz nua. Se necessitar de mais algum exemplar para ampliar a sua sebe, deve recortá-lo de forma a adquirir a mesma forma que a cortina vegetal. Para isso, adquira um exemplar com pelo menos 60 cm de altura e respeite a mesma distância de plantação que nos restantes.

Topiaria com molde para formas bem definidas

Os jardineiros experientes conseguem manter as formas das sebes com cortes feitos a olho. Mas nos restantes casos, é melhor colocar um molde em meltal ou madeira a servir como guia dos recortes a efectuar.

O molde pode ser fixado e ficar permanentemente oculto na vegetação ou portátil, de forma a ser utilizado apenas quando necessário. As figuras como a bola da ilustração requerem cortes mais frequentes que as sebes.

Para afastar as daninhas

Depois de implantada a sebe, é essencial impedir que as daninhas invadam o terreno. Pode fazer um bom mulch no final mas também pode começar por revestir o solo antes de plantar. Uma cobertura de geotêxtil é aconselhada para este fim, assim como para manter o solo húmido.

Estenda a lona de geotêxtil a todo o comprimento da plantação e um pouco superior à largura sobre o solo trabalhado, adubado e nivelado. Depois, faça um corte em forma de cruz no local de cada exemplar e cave através dessa abertura. Por último, plante.