Não tenha medo de praticar o desapego e de se livrar de tudo aquilo que não precisa. "Comece por deitar fora. Em seguida, organize o seu espaço, de forma minuciosa e completa, de uma assentada", sugere. Para a japonesa, Marie Kondo, especialista em arrumação e autora do best-seller "Arrume a sua Casa, Arrume a Sua Vida", publicado em Portugal pela editora Pergaminho, é esta a chave do sucesso para uma organização eficaz.
Depois disto, a arrumação será reduzida à tarefa de guardar as coisas no seu devido lugar e tudo será muito mais simples. Ponha mãos à obra e prepare-se. A sua vida vai mudar depois de seguir o Método KonMari. Estes são os três passos que deve seguir.
1. Deite fora
Comece a tarefa de manhã bem cedo, num espaço tranquilo, idealmente sem música. Primeiro categorize os seus pertences, de seguida ordene-os e, depois, selecione o que vai para o lixo. Categorizar é a primeira ação. Antes de começar a deitar fora, divida os objetos por categorias, coloque-os todos num só local e observe um por um. Reunir tudo num único sítio dá-lhe a compreensão exata de tudo o que tem e facilita a decisão do que manter ou deitar fora.
Ordenar é o passo seguinte. Comece a tarefa com as categorias com menor valor sentimental. Para Marie Kondo, a melhor sequência é roupa, livros, papéis, objetos diversos e lembranças. Selecionar é a terceira fase do processo. O melhor critério para escolher o que guardar e o que deitar fora, é confirmar primeiro se o objeto a faz feliz e, depois, como é que o percebe. Simples, de acordo com Marie Kondo.
Se mal tocar no objeto e sentir alegria, então fique com ele. Tudo o resto deve ir para o lixo. Mas se, mesmo assim, tem dificuldade em desfazer-se dos objetos, pense no verdadeiro propósito que aqueles têm na sua vida e vai ver que muitos já cumpriram o seu papel.
2. Arrume por categorias
Ao arrumar por categorias de uma só vez, facilita o processo de arrumação. No que se refere à roupa, Coloque as peças de vestuário no chão e siga a ordem que a autora considera mais eficaz. Comece pelas partes de cima e passe para as partes de baixo, roupa para pendurar, meias, collants, roupa interior e acessórios. Para resolver os problemas de espaço, dobre bem a roupa.
No livro "Arrume a sua Casa, Arrume a Sua Vida", Marie Kondo diz que a melhor forma de dobrar a roupa é em rectângulo. "Primeiro dobre cada lado de forma longitudinal da peça em direção ao centro e dobre as mangas para fazer uma forma retangular. Depois, pegue numa das extremidades do retângulo e dobre-o para a outra ponta. De seguida, dobre novamente em metades ou em três partes", explica. Organize também os seus livros.
Também aqui, a especialista recomenda uma ordem. Primeiro as publicações gerais que lê por prazer, seguidas por livros práticos (por exemplo, os de culinária), livros para admirar e álbuns de fotografias e, por fim, as revistas. Um dos conselhos de Marie Kondo é, com exceção daqueles livros que são especiais para si, não guardar nenhum outro, porque a probabilidade de os reler é mínima. Faça o mesmo com os livros que comprou e ainda não leu e com os que começou a ler e não terminou.
Os papéis são outro dos cavalos de batalha. Organize-os em três categorias. Os que precisam de atenção imediata, os documentos contratuais e todos os outros que devem ser guardados. Divida-os por três caixas ou pastas, como a especialista explica no livro. Se a primeira estiver sempre vazia, é sinal que já resolveu os assuntos. Deite também fora postais de Natal, cadernetas bancárias usadas, recibos de ordenado e manuais de instrução que nunca usou.
Por fim, Marie Kondo divide os objetos variados por uma ordem que inclui CD e DVD, cosméticos, maquilhagem, acessórios, aparelhos eletrónicos, utensílios de uso diário, produtos de uso diário (como medicamentos), detergentes ou lenços de papel, utensílios de cozinha, e outros. Deite fora o que guardou sem motivo, como presentes ainda dentro da caixa, embalagens de aparelhos eletrónicos, cabos que não consegue identificar, aparelhos estragados e amostras de cosméticos com mais de um ano.
3. Saiba como armazenar
Depois de ter ficado somente com o essencial, está na altura de atribuir lugares específicos para guardar tudo. Assim, consegue manter tudo sempre arrumado e sabe aquilo que tem em casa, diminuindo a probabilidade de comprar algo que não precisa. A japonesa Marie Kondo aconselha a arrumar as coisas, sempre que possível, na vertical, isto porque se fizer pilhas vai acumular muita mais tralha e vai-se esquecendo do que fica mais no fundo. Esta sugestão é válida para qualquer tipo de objeto.
Arrume as carteiras, mochilas e malas de viagem, umas dentro das outras, no máximo, três em cada grupo. Poupa espaço e ajuda a que mantenham a sua forma. Só tem de ter cuidado para que sejam de material semelhante e que caibam umas dentro das outras. No caso das carteiras, deixe as alças de fora para que saiba sempre onde estão e guarde-as desse modo no roupeiro.
Depois do banho, seque e arrume os produtos que usa dentro do armário da casa de banho. Assim, é mais fácil lavar a banheira e os produtos não acumulam sujidade devido à humidade. Na cozinha, não deixe nada em cima do lava-loiças e não coloque as especiarias, nem eletrodomésticos ao lado do fogão, pois ficarão pegajosas e cheias de gordura.
As caixas que deve usar para facilitar a arrumação:
- Caixas de cartão
Pode reutilizar as dos sapatos, para guardar collants e meias, detergentes, sacos do lixo e panos. As tampas das caixas podem servir para colocar os frascos das especiarias.
- Caixas de plástico
As dos dispositivos Apple podem ser reaproveitadas para guardar canetas ou lápis, e os tupperwares para pequenos objetos na cozinha. Qualquer caixa quadrada e retangular é mais fácil de arrumar que as redondas.
- Cestas de vime
Ideais para arrumar toalhas e turcos.
Texto: Rita Caetano
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