Muitos ramos do meu medronheiro com 40 anos estão escuros e as folhas ficam amarelas e caem. O que posso fazer?
Daniel Esteves (Alenquer)

O nosso especialista responde:

O seu medronheiro (Arbutus unedo) só não morrerá se nesta altura tiver emitido grande quantidade de rebentos novos que se transformaram em bonitas e brilhantes folhas.

Sempre que uma espécie perenifólia como esta começa a desfolhar, amarelecendo antes, quer dizer que o seu intercâmbio anual de apêndices florais está prestes a apodrecer.

As folhas que nos enviou denotam falta de vários nutrientes no terreno. Aplique junto ao solo uma boa dose de adubo e um tratamento com insecticida sistémico que previna contra o inevitável pulgão, entre outras pragas.


Envie-nos a sua pergunta

O Consultório da Jardins serve para os leitores colocarem as suas questões ou dúvidas sobre aspectos relacionados com a jardinagem. Para recorrer a este serviço de utilidade para o leitor basta enviar a sua questão, de preferência acompanhada de imagem em alta resolução, para luismelo@entusiasmomedia.pt.

A Jardins, reserva-se, no entanto, o direito de seleccionar as questões dos leitores por critérios editoriais e não se compromete a responder a todos os pedidos, apenas aos seleccionados. As perguntas devem ser o mais sucintas possível (máximo 3 ou 4 linhas). As respostas às questões escolhidas serão primeiramente publicadas na versão em papel e da revista e só depois estarão disponíveis na Internet.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.