Em tempos idos, eram muitos os populares que recorriam à sabedoria dos ditados populares para transmitir avisos e fazer passar mensagens. "Março, marçagão, manhãs de inverno e tardes de verão" é um dos mais populares. Nesta fase, como as temperaturas ainda são (muito) inconstantes, uma vez que oscilam muito, há que proteger do frio as plantas e as culturas mais sensíveis, no jardim, na horta e no pomar.

O que fazer no jardim

- É tempo de poda de árvores e arbustos de folha caduca, como é o caso das roseiras, dos lilases, das hortênsias, das glicínias ou ainda da vinha-virgem, só para referir alguns.

- Concluir a plantação de árvores e arbustos de folha caduca e de raiz nua, como é o caso das roseiras, das glicínias e da vinha-virgem, é outra das tarefas a empreender.

- Esta é também uma boa altura para a plantação de bolbos e rizomas e outros órgãos subterrâneos que irão florir na primavera, nomeadamente açucenas, amarílis, dálias, gladíolos, íris, íxias, jacintos, jarros e junquilhos.

- Efetuar estacaria a partir das podas de inverno. Essencial ao desenvolvimento de inúmeras variedades botânicas, é outro dos trabalhos a considerar para esta altura.

- Plantar herbáceas anuais de flores variadas.

- Fertilizar os relvados e as roseiras. Depois de um período que afetou as condições naturais dos solos, é altura de voltar a injetar-lhes substâncias mineralizantes que lhe devolvam a riqueza de nutrientes necessária.

O que fazer na horta

- É tempo de proteger com cobertura de solo, recorrendo a palha, estilha ou casca de pinheiro, as hortícolas mais sensíveis nas zonas onde ocorrem geadas. Nas plantações de espargos, exige-se o recurso a garras ou gafas.

- No centro e no sul do país e em zonas abrigadas de geada, esta é uma boa altura para plantar batatas de variedades temporãs previamente greladas e tupinambos.

- Preparar os canteiros onde irá semear-se e plantar-se este mês, incorporando bastante matéria orgânica, para garantir o bom desenvolvimento das plantas, é outro dos trabalhos a incluir na sua lista de tarefas.

- Esta é também uma boa altura para transplantar as plantas semeadas nos meses anteriores que já estejam com dimensão suficiente, com 10 centímetros de altura e entre quatro a cinco folhas definitivas.

O que fazer no pomar

- É tempo de concluir a plantação de árvores e arbustos de fruto de folha caduca e raiz nua, nomeadamente pereiras, damasqueiros, mirtilos, framboesas e amoras. Esta é também uma boa altura para plantar morangueiros.

- Concluir a poda de árvores e arbustos de fruto de folha caduca é outra das tarefas a empreender nesta fase.

- O mês de março é também indicado para executar enxertias de fenda, garfo e de coroa.

- Nesta altura, deve também fazer tratamentos fitossanitários preventivos para combate de formas hibernantes. Na prevenção é que está o ganho, como diriam os mais sábios, pelo que o melhor é apostar pelo seguro e não facilitar.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.