Esta é uma altura de menos rega mas nem por isso de menores cuidados e precauções, até porque a primavera começa a aproximar-se lentamente. Afaste das janelas e reduza progressivamente a rega às plantas que se encontrem em repouso. De igual modo, mantenha as plantas afastadas dos radiadores e outras fontes de calor. Este é, contudo, apenas um dos cuidados a ter porque existem outros.

Outras tarefas a desempenhar em casa este mês:

- Aplique adubo

Algumas espécies necessitam de adubo nesta época para continuarem a produzir flores. Escolha um produto enriquecido em fósforo e potássio. Aplique adubo também nas plantas que têm frutos.

- Guarde os bolbos

Os jacintos apresentam já flores murchas e consomem reservas. Retire estas flores mas deixe as folhas para que gerem nutrientes. Guarde os bolbos em local fresco, seco e escuro, por exemplo um armário de cozinha, embrulhados em papel de jornal.

- Faça renovos

Pretende mais exemplares? Faça um renovo aéreo, ou seja corte um pedaço do ramo, introduza turfa húmida e quando tiver raízes, corte e plante separadamente.

- Faça novas aquisições

Aproveite agora, que os centros de jardinagem estão repletos de novas espécies, para mudar a decoração floral da sua casa. Adquira novas espécies e confira assim novo aspecto decorativo às zonas de estar e de lazer.

Veja na página seguinte: Cuidados específicos tendo em conta a localização das plantas

- Cuidados em interior quente

Propague a sanseviera ou a begónia, cortando pedaços de folhas. Faça sementeiras de gerânios. Coloque as espécies de flor sobre um prato com água.

- Cuidados em interior fresco

Desbaste ligeiramente a ficus para que se encha de rebentos. Com uma esponja empapada, retire o pó de algumas plantas. Regue por imersão as cestas pendentes.

- Cuidados no terraço

Retire a neve dos ramos para evitar que se partam. Faça a revisão das proteções e do material vegetal. Assegure-se que nada está estragado.

- Cuidados no pátio

Encha os vasos de amores-perfeitos mas não os conserve de ano para ano. Coloque terra vegetal nos vasos e retire a terra empobrecida. Assegure-se que as estruturas de proteção se encontram nas devidas condições.