Chegada a primavera, são muitas as ações a empreender nesta fase. Está é uma boa altura para plantar. Comece a plantação das jardineiras e prepare as pendentes. Em vaso, ficam bem lírios, begónias ou ainda dálias-anãs, entre outras. Tenha atenção às regas. A rega é essencial a partir de 15 deste mês até meados de setembro. Regue assiduamente e em abundância mas deixe secar a terra entre regas. Além desta, há mais tarefas para fazer.

A melhor forma de adubar

Ao mudar os vasos, junte ao substrato uma fórmula equilibrada de ação rápida ou lenta. Quanto à dose, apenas uma colher para vasos com 20 centímetros de diâmetro.

Podas drásticas apenas quando necessário

No interior, não é fundamental podar excepto para melhorar a estética das plantas ou quando se encontram doentes. Nestes casos, faça podas drásticas.

50 plantas para a primavera e tudo o que precisa de saber para as cultivar
50 plantas para a primavera e tudo o que precisa de saber para as cultivar
Ver artigo

As pragas que deve tratar

Os novos rebentos das plantas, que começam a surgir e a desenvolver-se mais nesta altura, atraem as pragas chupadoras, nomeadamente pulgões, trips e cochonilhas, alguns dos mais comuns nesta fase.

Para prevenir possíveis pragas, muito comuns neste período de transição para o verão, continue alerta e mantenha os substratos bem regados.

Plantas em interior quente

Ao transplantar, se tiver necessidade de cortar raízes, aplique hormonas de enraizamento para acelerar a emissão de novas raízes e evitar problemas.

Plantas em interior fresco

A partir de agora, as suas plantas agradecem um bom duche mensal por mês para conseguir frescura. Também pode levar as plantas para o exterior quando chover.

Plantas no terraço

Não moleste os insectos voadores que se aproximam das flores. Alguns são benéficos porque favorecem a polinização mas outros são prejudiciais, como a mosca branca.

Podar na primeira quinzena

Na primeira quinzena deste mês, o quarto do ano, ocorre tradicionalmente a subida de seiva mais importante do ano nas espécies tropicais, devido ao aumento de horas de luz. Por isso, se pretende podar faça a operação durante os primeiros 15 dias. As feridas da poda cicatrizam depressa, o que favorece o rápido desenvolvimento dos novos rebentos. Depois, cubra a planta com plástico furado e deixe-a assim durante cerca de um mês.