Decorar um espaço pequeno é sempre um desafio, principalmente se tivermos muito por arrumar e pouco espaço para o fazer.
Mas aqui também funciona a regra do bom senso. Nada como olhar à volta tirar medidas e pensar duas vezes antes de tomar qualquer decisão. Siga os nossos passos.
Primeiro meça o espaço e numa folha desenhe-o, acertando principalmente na sua forma geométrica. Se é um quadrado, se é rectangular, se tem formas ovais, varandas, janelas e tomadas...
Passo seguinte é pensar nas funções do quarto e torná-lo funcional, de acordo com as suas necessidades.
Tratando-se de um espaço pequeno pode e deve optar por móveis altos, de modo a aproveitar toda a arrumação a vertical e deixar a parte horizontal mais livre. Assim consegue criar a ilusão de um espaço mais amplo em termos de altura.
Para áreas de trabalho pode adquirir estantes duplas que se movem com rodas e permitem o dobro da arrumação de livros e arquivos.
Nos quartos, o ideal é ter armários embutidos. As camas, de solteiro ou de casal, também têm hoje versões que nos permitem economizar espaço como as beliches e a cama que se transforma em sofá.
Para criar a ilusão de um espaço maior use espelhos que ampliam magicamente o espaço e de preferência separe a roupa conforme as estações, assim evita a confusão total que só ocupa mais espaço.
Na cozinha opte por uma organização mais rígida: o material de uso diário para um lado, os electrodomésticos para outro.
Facilite a organização dos objectos utilizando mini prateleiras, que funcionam como um degrau e facilitam a visualização, principalmente, dos enlatados.
E em cozinhas pequenas opte por uma mesa com bancos imbutidos e que sirva simultaneamente de bancada de trabalho.
Por último e em termos de decoração esqueça os excessos de acessórios, pois vão encolher ainda mais a sua casa.
Veja ainda:
Comentários