A história da marca começa em Alcobaça quando três empreendedores, de seu nome José Emílio Raposo de Magalhães, João Oliva Monteiro, Joaquim Augusto Carvalho, decidem fundar uma empresa com o propósito de produzir lustres em cristal e vidro doméstico. A receita para este produto era a de fundir areia, soda e cal a temperaturas superiores a 1500º centigrados, o que dava a origem a elegantes peças de decoração.

Chegado o ano de 1945 a Crisal diversifica o seu leque de produtos e passa a produzir vidro de mesa.

O primeiro grande momento da história da Crisal foi em 1970, quando é inaugurada a nova fábrica na Marinha Grande. Tendo em conta a expansão decorrida nas décadas seguintes, faz-se novamente história e em 1987 inicia-se a construção da nova unidade de produção, sita no Casal da Lebre, Marinha Grande, que fez nascer a primeira fábrica de vidro automático em Portugal, comercializando os seus artigos sob a marca “Crisal Glass”.

Em 1989, com as novas instalações da Crisal na Zona Industrial da Marinha Grande a trabalhar ao ritmo máximo e com a aquisição de um novo forno, a Crisal aumenta a sua produção em larga escala, consolidando a sua posição de liderança na indústria vidreira. Um posto que nunca mais perdeu, graças à modernização contínua dos processos de fabrico e investindo em novas tecnologias e fornos ao longo dos anos.

Em 2001, funde-se com o Grupo Vista Alegre e alguns anos mais tarde desperta o interesse de um dos maiores grupos produtores de vidro de mesa a nível mundial, a Libbey Inc., com raízes que datam a 1818 e foi fundado por Edward Libbey.

Desde 2005 que a Crisal (Libbey Portugal) faz parte da Libbey Inc., com sede em Ohio, Estados Unidos da América, que é também detentora da Crisa no México, da Royal Leerdam, produtor líder de caliçaria na Holanda e da Libbey China. Juntos oferecem uma vasta e crescente gama de produtos de vidro de mesa, desde canecas, copos, decanters, taças, cálices e outros artigos.

Os produtos de alta qualidade são elegantes e fortes, e suportados por garantias e soluções igualmente fortes. Atualmente os principais mercados são o retalho, hotelaria e restauração, e artigos customizados, este último dirigido principalmente à indústria das bebidas.

A fábrica em Portugal tem recursos próprios na área do design e capacidade de desenvolvimento e customização de produtos.

Na Crisal trabalha-se para aqueles que procuram qualidade, originalidade e inspiração para celebrar todos os momentos do dia a dia e tem loja aberta ao público junto à fábrica da Marinha Grande que pode visitar de segunda a sexta, das 10h às 18h.

Fique a conhecer mais empresas portuguesas aqui.

www.portugalfazbem.pt

https://www.facebook.com/portugalfazbempt

https://www.instagram.com/portugalfazbem