Equipamentos de climatização, como é o caso das bombas de calor, permitem prolongar o uso da sua piscina, não se limitando assim às habituais nove semanas por ano. Uma solução económica a ter em conta para desfrutar da piscina por mais tempo. É necessário ter em conta que para poder aquecer a água da piscina deve combater as perdas térmicas, que variam em função da época do ano, assim como da localização da piscina e se a cobre ou não quando não a utiliza, entre outros fatores. As bombas de calor são uma solução económica para aquecer a água da sua piscina, porque que cerca de 80% da energia necessária provém do ar. Por cada 1kW consumido de eletricidade, as bombas de calor podem chegar a gerar 5kW para aquecer a água da piscina, em função da qualidade desta.

A relação entre a potência que a bomba gera e o seu consumo elétrico denomina-se COP (Coeficiente de Rendimento). Quanto mais elevado este for, maior será o rendimento da bomba de calor e menor o valor da sua fatura de eletricidade. Existem várias marcas que estão na vanguarda da melhor tecnología para conseguir com que este coeficiente seja elevado. A utilização de uma bomba de calor apresenta uma série de vantagens face a métodos alternativos de climatização (gás natural, aquecedor elétrico, a fuel, entre outros).

As vantagens deste tipo de equipamentos:

- Ecológicas

Cerca de 80% da energia provém do ar e do fluído frigorífico utilizado pela bomba de calor, cuja denominação é gás verde ou ecológico.

- Económicas

Atualmente, a bomba de calor é a solução mais económica e eficiente para aquecer uma piscina privada. Também pode optar, por outro lado, por uma ampla gama de desumidificadores, que tentam adaptar o nível de humidade desejado e confortável dentro do espaço onde tenha localizada a sua piscina. Os desumidificadores dispõem de opções que permitem proporcionar funções adicionais como por exemplo, aquecer o ar do recinto (com uma fonte de aquecimento) de água quente. Também é possível aquecer a água da piscina opcionalmente com a ajuda de um condensador de água.

Estes equipamentos permitem a aspiração do ar húmido e dirige-o à bateria do evaporador onde se arrefece. Deste modo, a humidade do ar condensa-se sob a forma de água e passa à prateleira de condensação, onde é evacuada através de tubos de desague. O ar frio e seco passa através da bateria do condensador onde é reaquecido e enviado novamente ao recinto. No mercado encontra distintas formas de instalação de desumidificadores. Podem ser de ambiente, encastrados e/ou com condutas, entre outras.

Como escolher a melhor

Para escolher o equipamento que mais se ajuste às suas necessidades, deve considerar os seguintes parâmetros:

- Nível sonoro

Em geral, as bombas de calor de gama média-alta geram um nível sonoro médio de 37dBA.

- Fiabilidade

Assegure-se da compatibilidade com o tipo de tratamento da água. As melhores bombas de calor são compostas por um condensador de titânio que permite aquecer todo o tipo de água, independentemente do tratamento que recebam.

Texto: Tomeu Gomila

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.