A água  é um recurso natural precioso e o seu aproveitamento nos jardins é importante nos nossos dias. A preservação deste recurso pode ser facilmente implementada  pondo  em prática algumas medidas. Em cada jardim é possível a implementação de uma série de medidas que irão torná-lo mais sustentável e poupar água, tempo e dinheiro. Saber utilizar a água disponível é, sem dúvida, uma vantagem que irá fazer toda a diferença para as gerações futuras.

A escolha das plantas a utilização de plantas nativas da região é uma opção a ter em conta para a poupança de água de rega. Estas plantas estão naturalmente adaptadas ao clima e solo, e irão necessitar de menos água para o seu desenvolvimento. Algumas espécies de suculentas são ótimas para cobertura de solo, tal como o Lampranthus , o Delosperma, o Portulaca, o Sedum.

Todas elas premitem criar uma cobertura natural sem despender mais dinheiro. Existem, também, outras espécies de plantas adequadas para uma cobertura de solo e com baixo requisito de água. Estas são as que os especialistas mais recomendam:

- Rosmarinus officinalis prostratus (alecrim)

- Cotoneaster horizontalis

- Festuca

- Lonicera nítida (madressilva)

- Convolvulus cneorum

- Geranium

- Carex

Como aumentar a retenção de água no solo

Adicionar matéria orgânica no solo sob a forma de composto ou estrume é uma forma eficaz de aumentar a retenção de água, melhorar a saúde das plantas e a estrutura do solo. Alguns substratos contêm na sua composição constituintes que promovem a retenção de água e assim aumentam o aproveitamento da água pelas raízes das plantas.

Um bom substrato deve também promover um bom arejamento do solo, uma das características essenciais para o desenvolvimento das plantas. Embora a remoção de infestantes não seja uma tarefa agradável ou aliciante, se o fizer com regularidade irá reduzir a necessidade de rega porque a competição pela água diminui.

Veja na página seguinte: Inertes e coberturas de solo

Inertes e coberturas de solo

O solo descoberto é mais propenso ao aparecimento de infestantes e retém menos água. Opte pela utilização de coberturas de solo numa camada de 5 a 10 centímetros, tais como a casca de pinheiro, o seixo, a gravilha, aparas de madeira, argila expandida e folhas secas, entre outras. Aplique primeiro uma manta geotêxtil de boa qualidade. Não são investimentos muito grandes e, como resultado, irá reduzir as perdas de água do solo por evaporação.

Além disso, impedirá também o aparecimento de infestantes, diminuir o consumo de água e a erosão do solo pelo vento e chuva e facilitar a manutenção do jardim. Algumas coberturas de solo, como a casca de pinheiro ou as aparas de madeira, devem ser periodicamente renovadas para garantir melhores resultados e porque se vão degradando  e decompondo naturalmente.

Cuidados a ter aquando da plantação

A plantação de novas espécies é mais favorável na primavera e no outono, aproveitando, por um lado, a época de maior crescimento e, por outro, a proximidade do inverno e das chuvas para o estabelecimento das plantas no solo antes da chegada do tempo quente. Irá assim aumentar a probabilidade da planta se estabelecer no solo e de necessitar de menos água no primeiro verão.

O recurso a um sistema de rega

A instalação de um sistema de rega irá poupar tempo e recursos financeiros, visto ser possível otimizar os tempos de rega e o débito de água. Não regue nas horas de calor porque terá mais perdas de água por evaporação e para as plantas não será muito benéfico. Se regar à mão, regue o mais próximo possível do chão para não compactar tanto a terra.

Regue no solo e não nas folhas, porque o excesso de humidade nestas propicia o aparecimento de doenças. Experimente pôr em prática estes conselhos e aproveite melhor a água disponível, reduzindo a sua fatura, tempo e recursos naturais.

Texto: Bruno Aguiar (landscape designer licenciado em engenharia do ambiente e engenharia de recursos naturais)

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.