Se sonha em morar sozinha e começar uma vida, saiba que pode ser muito difícil no início. A falta de experiência e o facto de não saber resolver certas situações domésticas podem trazer alguns dissabores! Mas não desespere, descubra connosco os melhores truques e segredos que lhe vão facilitar as tarefas domésticas.
Nem sempre é fácil assumir todas as responsabilidades de uma casa, mas com força e vontade de aprender tudo se faz. O importante é ser persistente e tentar resolver os seus problemas domésticos sem ter de recorrer a terceiros. Para isso existem inúmeras dicas e truques que pode utilizar no seu dia a dia e que lhe vão ajudar a fazer certas tarefas de uma forma mais simples e rápida.

Não tenha nada que não use - Se está a começar a sua vida esta dica é essencial. Não tenha nada que não precise ou não use. Tudo o que acumula vai criar confusão e ocupar espaço que pode ser necessário para algo mais importante. E esta dica dica é válida para tudo na sua vida.

Não acumule coisas - Não compre algo que não precise realmente, por exemplo prepare uma ementa semanal. Durante a primeira semana escreva num bloco tudo o que necessita para confecionar as refeições que quer e depois é só organizar por dias. Isto vai poupar-lhe tempo e dinheiro no supermercado.

Compre ferramentas - Tenha algumas ferramentas e aprenda a fazer pequenos arranjos em casa. Como trocar uma lâmpada, aparafusar um armário ou até mesmo saber lubrificar as dobradiças da porta para que esta não faça barulho. São pequenas coisas é verdade, mas que se tornam de grande utilidade quando se mora sozinho.

Organizar as próprias contas - Mantenha as contas em dia e organizadas. É importante que tenha controlo sobre as suas finanças para não correr o risco de lhe cortarem a luz por falta de pagamento. Tenha um pequeno caderno doméstico para que possa ter tudo em dia.

Organize a roupa - Não acumule demasiada roupa, sem se aperceber verá que rapidamente conseguirá encher uma máquina de roupa ou até mais. Deixe acumular apenas uma quantidade razoável para encher a máquina e não misture cores escuras com claras. Tenha em atenção o detergente e o tipo de amaciador que está a utilizar, pois alguns são específicos para determinadas peças. Se a máquina é nova o ideal é que leia o manual de instruções antes a utilizar.

A ideia do enxoval - Antigamente era comum todas as raparigas fazerem um pequeno enxoval, hoje em dia já não se utiliza tanto e só faz quem quer. Mas embora possa parecer uma ideia do passado continua a ser muito prática nos dias de hoje. Se pretende iniciar o seu, saiba que bastam quatro jogos de cama (por cada cama de casal) e quatro jogos de banho para cada pessoa. É o suficiente para usar, lavar e voltar a usar, sem ter de comprar mais.

No supermercado - Embora seja difícil no início a pessoa saber o que realmente deve comprar no supermercado para não passar fome em casa, o truque é simples, use sempre uma lista, não vá ao supermercado com fome e, na dúvida, compre menos por que é preferível ter menos do que deitar comida fora. Aos poucos vai perceber as quantidades que realmente precisa.

Empregada doméstica - É muito comum ter uma empregada doméstica e se é uma pessoa muito ocupada talvez seja a melhor opção acabando por lhe facilitar a vida, nem que seja apenas um dia por semana. Seja paciente e explique-lhe como quer as coisas e a forma como gosta que sejam feitas. Se não conseguir transmitir-lhe o que deseja peça ajuda a alguém que já esteja habituado a lidar com estes assuntos.

Limpe a sua casa - Divida a sua casa por sectores e um dia por semana limpe uma divisão. Não limpe mais que uma hora por dia para não acumular outras tarefas e não se cansar em demasia.

Mantenha uma rotina - À noite quando chegar do trabalho realize pequenas tarefas para que passem a ser naturais. Se preparar o jantar, a seguir arrume a cozinha e deixe tudo limpo e organizado no devido lugar. Tire o lixo, se tiver plantas regue-as e faça uma nova lista de tarefas para o dia seguinte. Tome um banho e descanse, o facto de ter tudo organizado vai fazê-la dormir mais tranquilamente.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.