Depressões, ansiedades, fobias... Somos sensíveis ao bem-estar mental, nosso e dos outros? Como lidaria com um caso próximo de si? E no local de trabalho? Estarão as entidades patronais sensibilizadas e preparadas para lidar com a diferença?
O recente desastre aéreo provocado por um co-piloto da Germanwings tem levantado questões relacionadas com a promoção do bem-estar mental, sobretudo em profissionais que diariamente têm, na sua mão, a vida de centenas de pessoas. Acompanhando os temas que dominam a actualidade, o Pavilhão do Conhecimento promove esta quinta-feira, 16 de abril, às 19h30, um espaço de esclarecimento e debate focado neste acontecimento.
Vamos debater o estigma em torno da saúde mental, analisar o papel das instituições profissionais na prevenção e encaminhamento de patologias de foro psiquiátrico, e encontrar formas de conciliar o direito à privacidade com a responsabilidade social.
Vamos ouvir o que pensa a sociedade, a opinião dos especialistas e a realidade de quem tem uma profissão de desgaste rápido. Com moderação da jornalista Joana Latino, estaremos à conversa com o médico psiquiatra José Salgado (Director Clínico do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa), o piloto Nuno Queiroz (Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil), a Major Ana Maria da Silva de Jesus (Centro de Psicologia Aplicada do Exército), o Intendente Carlos Ribeiro (Unidade Especial de Polícia da PSP) e a professora Alexandra Souza (1.º Ciclo do Ensino Básico, Escola Ciência Viva).
A entrada é gratuita mediante inscrição prévia aqui
Próximos eventos:
VerdadeiraMente - Um olhar sobre a loucura | 12 maio
DivertidaMente - Explorando emoções | 13 junho
Comentários