Kaffeverket e Snickabarken 7 são dois dos mais concorridos cafés da capital sueca. Separados por trinta minutos de caminhada, ambos podem gabar-se das filas que jovens loiros de casacos longos e donos de pequenas empresas nas áreas da tecnologia e do design formam à entrada dos dois espaços.

Annika Santunione e Jonas Findell, amigos de longa data, tinham negócios separados em bairros diferentes da cidade. Sentiam que faltava algo nos seus espaços. Queriam desenvolver um conceito de onde eles, se fossem clientes, nunca quisessem sair: um local que combinasse bom café arábica, comida saudável com produtos orgânicos e um ambiente que não se explica por palavras, apenas se sente. Uniram-se e, em 2009, abriram o Kaffeverket, em Vasastan. Com pouco orçamento, o café começou por ser um local pequeno com apenas 12 lugares. Um ano depois - e um astronómico sucesso -, compraram o espaço contíguo e aumentaram o Kaffeverket para 60 lugares.

Em 2011, foram desafiados a montar um café num antigo estábulo no centro de Estocolmo. Criaram o Snickarbacken 7, em Östermalm, que combina coffee shop com galeria de arte e concept store. Ambos receberam nomeações para prémios em publicações suecas, nomeadamente o prémio Dragão de Ouro do Dagens Nyheters, o maior jornal sueco e para o White Guide, o maior guia gastronómico do país. Neste momento estão a preparar uma nova abertura, um espaço que une bistro e café.

Annika, uma das fundadoras destes conceitos vem até a’ O Apartamento, em Lisboa, cozinhar dois sets de brunch, sábado dia 30 e domingo dia 1, inspirados no tipo de cozinha orgânica que é servida nos cafés de Estocolmo. Os brunches dividem-se por dois turnos, das 12.30 às 14.00 e das 14.30 às 16.00. O preço por pessoa é 35€.

Papercut, a loja de revistas, abriu em maio de 2008 e é uma das preferidas do criador da Monocle. Foi fundada por Alexander Dahlberg e Andreas Fryklund, o primeiro geria uma filial da loja de revistas Press Stop e desafiou Andreas, dono de uma loja de DVDs a criar este espaço de culto. Como o próprio jornal sueco DN resume no título do artigo sobre a inauguração: “Papercut tem o que você não sabia que queria”. Aqui não se vendem revistas de casamentos ou de jardinagem, mas sim publicações sobre arte, lifestyle ou viagens. Em parceria com estes dois apaixonados por revistas, O Apartamento terá uma pop up store entre 28 de abril e 6 de maio, das 15.00 às 19.00, onde estarão à venda mais de dez publicações, algumas delas inéditas em Portugal: Lucky Peach, Musotrees, Jarry, Honore e Meat são alguns exemplos.

STOCKHOLM BRUNCH
Papas de aveia com frutos vermelhos

Tosta de abacate com ovo escalfado, flor-de-sal e chiliflakes

Sonhos de curgete com menta, queijo Feta com pesto de pimentos assados e chips de salame

Peixe curado em beterraba com maionese de rábano e beterraba, picle de chalotas e alface roxa

Slider de atum, siracha mayo e picle de pepino

Banana Bread com nozes-pecã, ricotta de canela e maplesyrup

Sumo de maçã, menta e gengibre

Smoothie Green Godess

Chá e Café

Preço: €35/pessoa
Limitado a 12 pessoas por turno
Reservas: info@oapartamento.com
Morada: Avenida Duque de Loulé, 1, 5º D
30 Abril | 12h30 – 16h
Turno 1 | 12h30 – 14h
Turno 2 | 14h30 – 16h
1 Maio | 12h30 – 16h
Turno 1 | 12h30 – 14h
Turno 2 | 14h30 – 16h [ ESGOTADO ]

BRUNCH ORGÂNICO SUECO E LOJA DE REVISTAS PAPERCUT :

 

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.