A palavra Reiki tem origem japonesa e significa uma força vital dirigida pelo espírito ou pela alma. Trata-se de um sistema de tratamento bastante simples que consiste na colocação das mãos por cima ou directamente sobre uma pessoa para canalizar a energia e a força vitais.

A sua origem remonta há milhares de anos, tendo sido uma prática corrente dos povos do Oriente. A sua redescoberta no século XIX, pelo Dr. Mikao Usui, no Japão, possibilitou o ressurgimento desta forma de tratamento. Todavia, o Reiki chegou apenas ao mundo ocidental por volta dos anos 60 e 70 do século XX. Progressivamente, foi ganhando mais adeptos e, actualmente, existem milhares de terapeutas, professores e discípulos do Reiki.

O Reiki não tem quaisquer ligações a um determinado sistema de crenças. É uma forma de tratamento que integra pessoas de diferentes religiões e culturas.

O acto de colocar as mãos num determinado sítio, onde sentimos dor, com o objectivo de tentar aliviá-la é, de facto, muito instintivo e antigo. O toque humano transmite serenidade, calor e cura. É também um acto que transmite carinho e amor. Sentir o Reiki é sentir a comunicação do amor universal. O Reiki poderá ser recebido através das nossas próprias mãos ou das mãos de outra pessoa.

Veja a continuação do artigo na próxima página

O Reiki assenta em cinco princípios que constituem um verdadeiro guia para ser feliz, através da promoção da harmonia universal. Existem muitas versões destes princípios, mas, no seu essencial, a mensagem transmitida permanece inalterável. Sendo eles os seguintes:

  • Só por hoje, não se preocupe.
  • Só por hoje, não se aborreça.
  • Honre seus pais, mestres e pessoas mais velhas.
  • Ganhe a vida honestamente.
  • Mostre sempre gratidão para com tudo.

Esta forma de tratamento é dividida em três graus: o Reiki I, o Reiki II e o Reiki III. O primeiro grau, a iniciação, tem sessões essencialmente de autocura, embora também tenha sessões de cura directa, nas quais o agente de cura coloca directamente as mãos sobre si. Quem inicia o Reiki começa por se curar a si mesmo, especialmente ao nível físico. A adaptação dura em média cerca de quatro semanas e pode levar a que a pessoa se sinta um pouco debilitada, “aérea” e tenha muitos sonhos, contudo, gradualmente, sentir-se-á muito bem.

O Reiki II proporciona o aumento significativo do potencial energético da cura e traduz-se, essencialmente na cura dos aspectos ligados à mente, às emoções e ao karma.

Com o Reiki III, atinge-se o grau máximo de energia da cura. Essa energia é alegria pura, a comunhão entre a vida e Deus. Com a decisão de fazer o terceiro grau ou grau de mestre, comprometemo-nos com o nosso desenvolvimento espiritual.

Depois de ter recebido a iniciação em Reiki, está pronto para começar a trabalhar em prol da humanidade e de si próprio. Ao dar início às sessões de Reiki, o milagre da cura começa a manifestar-se.

Procure um local da sua casa que seja calmo e arejado. Coloque uma música suave, de preferência, uma melodia especialmente indicada para a prática do Reiki. Seria muito bom se colocasse alguns cristais na sala onde pretende fazer as suas sessões de cura, assim como, a utilização de alguns produtos de aromaterapia, acender uma vela da cor mais apropriada àquilo que pretende curar em si.

Veja mais na próxima página

Durante um tratamento, as posições das mãos são, normalmente, colocadas a partir da cabeça para os pés. O método simples que adopto com certa frequência é o seguinte:

1- Feche os seus olhos e deite-se confortavelmente.
2- Primeiro dirija-se a uma entidade superiora para que lhe dê autorização e o proteja durante todo o período em que está a fazer Reiki.
3- Imagine uma luz branca que lhe entra pelo alto da cabeça e o percorre até aos seus pés. Essa luz branca leva com ela toda a energia negativa que existe em si, em direcção ao centro da terra, onde é purificada e transformada em raios de luz, retornando ao seu corpo através das suas extremidades.
4- Nesta altura, cheio de energia compatível consigo, pode começar a percorrer o seu corpo com as mãos (cada colocação deve ter aproximadamente a duração de um minuto).
5- Ponha a mão direita sobre a esquerda e coloque-as sobre o alto da sua cabeça.
6- Em seguida, deslize as mãos e coloque-as sobre a testa.
7- Agora sob a garganta.
8- Coloque as mãos sob o coração.
9- Agora sob o estômago.
10- Em seguida, faça o mesmo, mas, desta vez, sob o ventre.
11- Depois em ambos os joelhos.
12- Finalmente, coloque cada uma das mãos sob os seus tornozelos e imagine que se está a ligar à terra e ao mundo material em que vive, de uma forma equilibrada, saudável e cheia de energia divina. Agradeça à entidade superiora todo o auxílio que lhe deu durante a sua sessão de tratamento.
13- Abra os seus olhos devagar, levante-se calmamente e está pronto para recomeçar o seu dia-a-dia de uma forma serena e cheia de alegria e bem-estar.

Veja mais na próxima página

Os cristais que utilizo com mais frequência na prática do Reiki são os seguintes:

Saúde em geral – Quartzo de cristal, Quartzo verde e Fluorite
Liberdade - Olho de Tigre
Depressão – Ónix
Cura de separações dolorosas - Sodalite
Sorte - Ágata
Sexo – Unakita
Circulação sanguínea – Hematite
Negócios – Jaspe Brecha
Estudos, memória – Jaspe Leopardo
Timidez – Calcite
Paz – Pirita
Stress – Aventurina
Riqueza - Jade
Criatividade – Turquesa
Artrites, reumatismo – Obsidiana Nevada
Energia – Ametista
Comunicação – Lápis – azul
Amor – Quartzo Rosa

Ao associar o Reiki com a aromaterapia e a cromoterapia, as minhas preferências são as seguintes:

Côr

Cheiro

Objectivo

Vermelho

Patechouly

Energia, estímulo e alegria

Bordeaux

Amora Selvagem

Energia espiritual

Azul

Jacinto, ylang-ylang

Saúde

Violeta

Fresia

Calma, relaxamento

Rosa

Verbena

Amor

Verde

Brisa Marinha

Esperança

Amarelo

Charme

Riqueza

Bege

Baunilha

Sucesso

Veja mais na próxima página

O Reiki e as cores, referentes a cada chacra:

Chacra

Cor

Raiz

Vermelho

Sacro

Laranja

Plexo solar

Amarelo

Coração

Verde

Garganta

Azul

Pineal

Indigo

Coroa

Violeta

Através do reiki, pode encontrar o equilíbrio e bem-estar para a sua vida.

O Reiki pode ser utilizado só ou simultaneamente com outro tipo de tratamentos. O recurso às técnicas do Reiki, Cristaloterapia, cromoterapia ou aromaterapia, não prescinde das indicações do seu médico. Não deixe de tomar qualquer tipo de medicação, nem interrompa qualquer tipo de tratamento que o seu médico lhe tenha aconselhado.

Faça a marcação da sua sessão de Reiki.

Você é um filho do Universo e tal como as árvores e as estrelas, tem todo o direito de o habitar. Viva feliz e em harmonia com tudo o que o rodeia!

Centro Maria Helena 

Avenida Praia da Vitória, n. 43 – 1º
1000 – 246 Lisboa
Tel: 21 318 25 91
E-mail: mariahelena@mariahelena.tv
Site: www.mariahelena.tv

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.