A energia é a força que produz todos os fenómenos dinâmicos, na vertente positiva e negativa.

A vida humana é o resultado de vários fenómenos fisiológicos, como a digestão, a circulação sanguínea, a respiração, etc. Todos estes fenómenos se processam através de trocas de partículas entre moléculas diferentes, que dão origem à produção de energia. Para além disso, para essas trocas se poderem efectuar, é necessário processar-se energia. Qualquer movimento precisa de energia e produz energia.

Estes fenómenos energéticos, nem sempre compreendidos, começam a ser entendidos pelos especialistas em física nuclear, reconhecendo-se a existência de leis que regem os mesmos.
Actualmente, sabe-se que o interior do universo do homem é bastante semelhante ao universo cósmico. Porém, não pretendo dar a conhecer o processo de cura através das energias em todo o universo cósmico. Por enquanto, vamos restringir-nos ao homem e aos seus males.

Os pequenos problemas com que o homem se depara no seu quotidiano, normalmente, tratam-se de bloqueios energéticos que são necessários eliminar através da estimulação dos pontos de comando energético. Estes pontos situam-se nas vias de circulação energética.
A estimulação dos pontos energéticos efectua-se através da digito-punctura. A digito-punctura pode ser considerada a arte de viver em bem-estar físico, psicológico e espiritual através da estimulação dos pontos energéticos do corpo. Efectivamente, é possível estimular os pontos energéticos do corpo, massajando-os com o dedo. A estimulação dos pontos energéticos com as agulhas é a Acunpunctura e com um aparelho electrónico, temos a Electro-Punctura.
A estimulação dos pontos energéticos permite harmonizar a nossa energia, favorecendo o bem-estar geral.

A Digito-Punctura ensina-nos a linguagem do corpo. Através da estimulação com os dedos, muitas vezes, obtém-se um alívio imediato das dores recentes. O mesmo sucede com as perturbações funcionais. Não sendo demasiado ambiciosa, a Digito-Punctura não se limita a eliminar as dores. A Digito-Punctura é a arte de viver em boa forma, boa saúde e, consequentemente, a ciência do equilíbrio emocional e espiritual.

Basta prestar atenção aos sinais de alerta para problemas funcionais, biológicos ou psíquicos, para repor o equilíbrio ao nosso sistema, estimulando pontos específicos e associando, eventualmente, outras práticas tais como uma alimentação adequada, a utilização de plantas e/ou óleos essenciais aromáticos, alguns cristais, etc.

Veja mais na próxima página

A utilização da técnica da Digito-Punctura ajuda a evitar desconfortos e eventuais doenças, a compreender melhor o sentido da vida e a obter a resposta a inúmeras questões.
Existem duas modalidades de tratamento através da Digito-Punctura, isto é, existem duas formas de estimulação dos pontos nesta técnica que são a tonificação e a dispersão.

Quando há insuficiência de energia Yang, é necessário aplicar a técnica de tonificação. Se, pelo contrário, houver um excesso de Yang, é determinante que se utilize a modalidade da dispersão. Para saber quando aplicar a modalidade de dispersão ou tonificação, torna-se imperativo entender o que é o Yang e o Ying. O quadro que se segue simplifica esta relação:

YANG (+)
Sol
Luz
Calor
Secura
Externo
Movimento
Defesa
YIN (-)
Nuvem
Noite
Frio
Humidade (água, sangue)
Interno
Repouso
Fecundação
Excesso de YANG (+)
Medo do calor
Termofobia
Diurese insuficiente
Menstruação inuficiente
Amenorreia
Cãimbras
Exteriorização
Movimento exagerado
Excitação
Nervosismo externo
Insónia
Queimaduras
Inflamação
Excesso de YIN (-)
Medo do frio
Hipersensibilidade ao frio
Diurese abundante
Menstruação abundante
Menstruação prolongada
Falta de tónus muscular
Interiorização
Inércia
Linfatismo
Nervosismo interno
Sonolência
Abrandamento de funções
Insensibilidade


Veja mais na próxima página

Em suma, quando verificamos um excesso de Yang, dispersamos. Em caso de insuficiência de yang, tonificamos. Podemos tonificar ou dispersar um meridiano, um órgão ou uma função. Podemos tonificar ou dispersar o corpo no seu conjunto ou apenas numa região do corpo.
Para tonificarmos um ponto, carregamos nesse ponto e rodamos o dedo no sentido dos ponteiros do relógio, dando um impulso na direcção da corrente energética, durante um a dois minutos.

A dispersão efectua-se carregando no ponto e rodando o dedo no sentido inverso ao dos ponteiros do relógio, com um impulso na direcção oposta à da corrente energética, durante um a dois minutos.
Para conseguir alcançar o bem-estar geral, salvo indicação em contrário, é necessário estimular sempre os pontos dos dois lados. A maior parte dos pontos são bilaterais, situados do lado esquerdo e do lado direito.
O número de sessões necessárias depende do tipo de problema a tratar. Por exemplo, para deixar de fumar, talvez uma sessão por dia seja o ideal. Para problemas relacionados com a visão é possível que uma a duas sessões por semana sejam suficientes. Geralmente, opte por fazer apenas uma sessão diária e assim que o problema desaparecer, pare. Em caso de precisar fazer vários tratamentos, comece pelo mais importante.

Assim como o sangue, que nos percorre por todo o corpo mas possui veias e artérias principais, o mesmo sucede com a energia. Ela está presente em toda a parte, mas concentra-se nas vias de circulação a que damos o nome de Meridianos Principais.
Existem 12 meridianos principais e têm o nome dos órgãos a que estão ligados.
Os Meridianos Principais são bilaterais, isto é, têm uma ramificação do lado esquerdo e têm outra ramificação do lado direito. Existem seis meridianos yang e seis meridianos yin:

Meridianos YANG
Estômago
Intestino Delgado
Intestino Grosso
Vesícula Biliar
Bexiga
Triplo Aquecedor
Meridianos YIN
Baço
Coração
Pulmões
Fígado
Rins
Mestre do Coração

Veja mais na próxima página

Podemos exemplificar esta prática da cura pelas energias com um caso de nervosismo. Neste caso, quando existe um nervosismo extremo, trata-se de excesso de Yang. O excesso de Yang, por sua vez, é tratado com a modalidade de dispersão. Os pontos a tratar são os seguintes:

  1- Seis dispersões no Mestre do Coração
2- Três dispersões no Fígado
3- Quatro dispersões no Intestino Delgado
4- Quarenta dispersões na Vesícula Biliar
5- Dezassete dispersões no Vaso Concepção

O trajecto do Mestre do Coração começa sobre o tórax, na região cardíaca, mesmo ao lado do mamilo, passa em frente à base do ombro e desce até ao centro da face anterior do braço, do antebraço, do punho e da mão, terminando no ângulo ungueal do dedo médio, do lado do indicador.
O meridiano Fígado começa no ângulo ungueal externo do polegar do pé, sobe pela face interna da perna e da coxa, passando pela virilha, sobre o abdómen e termina no tórax, sob o seio.

O trajecto do Meridiano Principal Intestino Delgado começa no ângulo ungueal do auricular, seguindo pelo bordo cubital da mão, do antebraço e do braço e passando depois sobre a omoplata e o pescoço para terminar numa cavidade, contra o trago da orelha.
O percurso efectuado pelo Meridiano Vesícula Biliar inicia-se no ângulo externo do olho, percorre toda a face lateral do crânio, pescoço, tronco, face externa da anca, coxa e perna, terminando no ângulo ungueal do quarto dedo do pé ao lado do quinto.

A trajectória do Vaso Concepção tem início entre o sexo e o ânus, passa pelo umbigo e o esterno e termina no quadrado do queixo.
O Meridiano Principal Estômago principia debaixo do olho e termina no ângulo ungueal do segundo dedo do pé, ao lado do terceiro.
O Meridiano Principal Intestino Grosso começa no ângulo ungueal do indicador, do lado do polegar, sobe pelo bordo esquerdo do antebraço, braço, ombro e pescoço e termina no nariz.
O Meridiano Principal Bexiga inicia o seu trajecto no ângulo interno do olho, sobre o crânio, de cada lado da linha mediana, a um dedo desta, desce pela nuca, o pescoço e as costas, passando por detrás da nádega, pela coxa, perna e bordo externo do pé, para terminar no ângulo ungueal do dedo mínimo do pé, do lado externo.
O trajecto do Meridiano Principal Triplo Aquecedor principia no ângulo ungueal do anelar, do lado do dedo mínimo, sobe até ao centro da face posterior da mão, passando pelo punho, o antebraço, o braço, o ombro superior, na extremidade do músculo trapézio, o pescoço e contornando a orelha, para terminar no ângulo externo do extremo da sobrancelha.

O Meridiano Principal Baço vê o início do seu percurso ser efectuado no ângulo ungueal interno do polegar do pé e vê o seu fim no lado do tórax, no sexto espaço intercostal, ou seja, no centro.
O percurso do Meridiano Principal Coração tem o seu início sob a axila e conhece o seu fim no ângulo ungueal do dedo mínimo, do lado do anelar.
O trajecto do Meridiano Principal Pulmões começa no tórax, entre a primeira e a segunda costela e finda no polegar, ao nível do ângulo ungueal, do lado externo.
O Meridiano Principal Rins inicia o seu percurso sob o pé, sobe por detrás da parte interna do tornozelo, pela perna, a coxa (face interna) e a virilha e chega até ao ventre e ao tórax, a um dedo de cada lado da linha mediana, terminando de ambos os lados do esterno, sob a clavícula.

Veja mais na próxima página

Um outro caso de cura através da energia pode ser dado através de um tratamento que visa ajudar a obter melhores resultados escolares. Este ponto favorece a concentração e torna o espírito mais apto a fazer a síntese e a resolver as equações matemáticas. Para tal, tonifique o 2BP, que se situa no bordo interno do pé, mesmo antes da saliência articular do dedo polegar do pé.

As senhoras devem ter especial atenção ao facto de não ser aconselhado estimular qualquer ponto durante a menstruação. O único ponto autorizado durante este período (em dispersão) é o 60 B, situado por detrás do maléolo externo (junto ao artelho), que ajuda a acalmar as dores.
É importante nunca confundir a tonificação com a dispersão de um ponto.

Aconselho vivamente a todas as pessoas a experimentar pôr em prática este método, estimulando os pontos, pois ajudará a obter um equilíbrio energético pleno que se traduz num bem-estar a todos os níveis, desde o nível físico, como o nível psicológico, até ao nível espiritual.

A utilização da técnica espiritual da “cura através das energias” não prescinde das indicações do seu médico, nem deve ser motivo para interromper qualquer tipo de tratamento médico que lhe tenha sido aconselhado.

Contacte-nos para marcar a sua sessão de “cura através das energias”.

Centro Maria Helena 

Avenida Praia da Vitória, n. 43 – 1º
1000 – 246 Lisboa
Tel: 21 318 25 91
E-mail: mariahelena@mariahelena.tv
Site: www.mariahelena.tv

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.