O QUE SÃO ESSÊNCIAS FLORAIS?
As essências florais são extractos líquidos obtidos de flores silvestres, de alta qualidade evolutiva, a partir de uma infusão solar em água pura.
Estes são, geralmente, ingeridos por via oral e usados para tratar, em profundidade, algumas questões relacionadas com o bem-estar emocional e com a integração mente-corpo-espírito.
As essências florais agem pela ressonância “vibracional” das energias vitais, provenientes da flor; actuam sobre as causas das doenças, do mal-estar, do sofrimento e não sobre os sintomas, corrigindo o desequilíbrio emocional no campo energético; actuam sobre as desarmonias mais profundas do paciente e desencadeiam a reparação de sintomas físicos, Permitem, enfim, que o organismo reencontre o seu equilíbrio.
Grande parte dos problemas de saúde tem origem na mente. Sentimentos que foram frequentemente reprimidos irão imergir, primeiro, como conflitos mentais e, depois como doença física resulta da pessoa estar em conflito com o seu equilíbrio espiritual.
As essências florais fazem com que utilizemos o potencial de recuperação que existe em nós.
Veja na próxima página a continuação do artigo..
A terapia floral é o processo através do qual uma pessoa, com o auxílio do terapeuta e mobilizado pela acção das essências florais, aumenta o seu grau de auto-conhecimento. Irá ajudá-lo a resolver ou a lidar melhor com determinadas questões emocionais e físicas que lhe são incómodas, recuperando, assim, qualidades positivas inerentes à sua alma.
A queixa pode ser física (crise de asma, pedra nos rins), pode ser emocional (tristeza, solidão), pode ser existencial (“não consigo saber o que quero da vida”), pode ser social (“não tenho prazer no meu trabalho”).
Na primeira consulta de terapia floral é identificado o problema a tratar; ou seja, quais as queixas prioritárias que serão trabalhadas nesta fase do tratamento,
Não se devem tratar muitas queixas ao mesmo tempo e todas as queixas que forem trabalhadas em conjunto devem estar significativamente relacionadas. Por exemplo: “Sou inseguro e não consigo dizer não aos outros”; ou “costumo chorar sem saber o motivo e não me interesso por nada”. Depois de identificar o problema, o próximo passo é estabelecer as forças psíquicas que ajudam a estruturar o paciente na solução do mesmo.
COMO ACTUAM AS ESSÊNCIAS FLORAIS:
As essências florais actuam nos campos energéticos pelas suas qualidades bipolares, equilibram o padrão de energia do indivíduo, segundo a “Lei da União dos Opostos”.
As polaridades podem ser melhor entendidas ao percebermos que, se possuímos sentimentos de medo, também temos o da coragem no nosso padrão energético, embora ele possa não estar consciente neste momento. As essências florais actuam no equilíbrio destas polaridades, trazem para a consciência a coragem de enfrentar o medo, clarificando-o e transformando-o.
As essências florais actuam também através das suas potencialidades de ressonância. A forma e estrutura específicas das forças vitais transmitidas por cada flor, fazem ressonância e potenciam qualidades particulares da alma.
Veja na próxima página a continuação do artigo..
A terapia com as essências florais é, na verdade, uma terapia da alma. Ajuda a pessoa a expressar a capacidade da sua alma, que muitas vezes está contida e aprisionada.
A doença, com os seus sintomas, nada mais é do que a “mensagem” do desequilíbrio da alma da pessoa, Podemos inferir, então, que a doença ajuda ao processo evolutivo do indivíduo. Curando-se a alma, ela trabalha no plano físico, devolvendo o equilíbrio total da pessoa.
Em cada consulta, espera-se que o paciente tenha uma maior clareza e entendimento do porquê das suas dificuldades e como ele pode ajudar-se a si mesmo. Progressivamente, o paciente vai tendo, assim, mais conhecimento de si e consciência da sua transformação interior.
APLICAÇÕES DA TERAPIA FLORAL:
Na psicologia – Depressões, ansiedades, medos, fobias, angústias, traumas, insegurança, auto-estima.
Nas doenças psicossomáticas – Hipertensão arterial, distúrbios menstruais, disfunções sexuais, stress, bronquites, alergias, enxaquecas, gastrites, insónias, dermatites.
Na educação – Dificuldades de compreensão, de concentração e expressão, dislexia, gaguez, hiperactividade.
Em suma, é uma terapia muito simples, acessível a qualquer pessoa, sem efeitos secundários e não colide com nenhuma outra que eventualmente possamos estar a fazer.
Fátima Taveira
Fátima Taveira
Contacto : 962332619
Habilitações Literárias:
• Licenciada em Filosofia – Via Ético Política
• Licenciada em Filosofia _ Via do Ensino
Pela Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa
• Mestrado em “ Dor da Alma”, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa
• Certificado de Aptidão Profissional pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional Certificado n. EDF 19462/2000
Formação Complementar:
Homeopatia – Instituto de Formação Superior em Bioterapias
Kinesiologia – Dr. Harry Howel
Radistesia – Prof. Manuel Fernandes
Hipnologia – Dr. Jacy Montenegro
Nutrição e Bem Estar – Prof. Michio Kushi e Francisdo Varatojo do IMP
Essências Florais:
Pós graduação polivalente em várias escolas, conforme a tipologia dos Florais;
• Florais Bach, Prof. Dr. Cláudio Roitman
• Florais Corpo e Alma, Profª. Norma Linda de Carvalho
• Astralian Bush Flower, Profª. Thais Delboni
• Florais de Saint Germain, Profª. Neide Margonari
Experiência:
Professora do Ensino Oficial
Professora de Estudo acompanhado
Formadora Pedagógica de Formadores
Formadora dos Módulos em Ensino Profissional:
• Psicologia
• Formação Tecnológica
• Autonomia
• Cidadania
• Integração
• Mundo Actual
• Formadora na Área Comportamental:
• Desenvolver a Autoconfiança
• Melhorar a Gestão de Tempo
• Saber lidar com os medos
• Desenvolver a motivação, a autonomia e autoconfiança
• Leitura antro mórfica da Filosofia em geral para o cosmos, para o mundo a para o devir da Pessoa Humana que permite encontrar uma solução para os vários problemas das pessoas, correlacionando com as Essências Florias.
• Conferencista:
• Ultima conferência apresentada no Simpósio de Dor Crónica, do Hospital dos Capuchos, realizada na Universidade Católica, sobre o Tema “A dor da Alma” (09.03.2001)
Consultas:
• Clínica Antídoto – Rua Pinheiro Chagas, nº44-A, Lisboa telef. 21 3536983
• Happy Body – Espaço de Saúde e Bem-estar na Estação de C.P de Corroios
• Dermonutri Rua Prof. Mário Chico, nº 2, Telheiras telef. 217595062
• Botica Homeopática de Carcavelos, em Carcavelos telef. 214560293
Coordenação de Conteúdos:
Heloisa Miranda
email: sapozen@sapo.pt
Veja o programa SAPO Zen: zen.sapo.pt
Comentários