O Reiki é uma forma de tratamento bastante simples, que consiste na colocação das mãos diretamente sobre uma pessoa, nomeadamente sobre os chacras que são os pontos do corpo humano onde a energia circula e a partir dos quais é distribuída para o resto do corpo. Este tratamento consiste na canalização das energias e forças vitais, levando ao estado de harmonização natural e profundo.

A palavra Reiki deriva do Japonês e significa “força vital dirigida pelo espírito e pela alma”. Consiste na colocação das mãos sobre o corpo de uma pessoa, de modo a canalizar a energia e força vitais.

A sua origem remonta há milhares de anos, tendo sido uma prática corrente dos povos do Oriente. A sua redescoberta no século XIX  pelo Dr. Mikao Usui, no Japão, possibilitou o ressurgimento desta forma de tratamento. Todavia, o Reiki chegou apenas ao mundo ocidental por volta dos anos 60 e 70 do século XX. Progressivamente, foi ganhando mais adeptos e, atualmente, existem milhares de terapeutas, professores e discípulos de Reiki espalhados pelo mundo.

O Reiki não se baseia em qualquer tipo de religião, crença ou doutrina. Pretende apenas ser uma forma de tratamento que integra pessoas ideologias e culturas diferentes.

O ato de colocar as mãos num determinado sítio onde sentimos dor, com o objetivo de tentar aliviá-la, é muito instintivo e antigo. O toque humano transmite não só serenidade, calor e cura, mas também carinho e amor. Sentir o Reiki é sentir a comunicação do amor universal. O Reiki poderá ser recebido através das nossas próprias mãos ou das mãos de outra pessoa.

Os cinco princípios

O Reiki assenta em cinco princípios básicos que, quando respeitados, levam o Ser Humano a uma vida mais feliz e harmoniosa. São eles:

- Só por hoje, não se preocupe;

- Diga a verdade e só a verdade;

- Honre os seus pais e todas as pessoas mais velhas;

- Ganhe a vida honestamente;

- Mostre gratidão para com todas as coisas do Céu e da Terra.

Esta forma de tratamento divide-se em três níveis:

- Reiki I;

- Reiki II;

- Reiki III

No primeiro nível, dá-se a iniciação. As sessões são essencialmente de autocura, nas quais o agente coloca as mãos sobre si mesmo. Quando alguém se inicia nesta técnica, começa primeiro por curar-se a si mesmo, especialmente a nível físico. No início a adaptação pode ser difícil, uma vez que o organismo tem de se habituar à forte circulação de energia. O iniciado pode sentir algum desconforto e alheamento da realidade, mas ao fim de poucas semanas todo o organismo volta ao normal.

O segundo nível de Reiki proporciona um aumento significativo do potencial energético e está direcionado para a cura de problemas relacionados com a mente, o karma e as emoções.

O Reiki III permite atingir o grau máximo da energia da cura. Essa energia traduz-se na alegria e na comunhão entre Deus e a Vida.

Depois de ser iniciado no Reiki o terapeuta está pronto a trabalhar em prol da humanidade e de si mesmo. A partir da iniciação, o milagre da cura começa a manifestar-se.

Para começar a fazer Reiki, procure um local da sua casa que seja calmo e arejado e coloque uma música suave (existem CD’s próprios de Reiki). Seria aconselhável que colocasse na sala onde pretende fazer as sessões de cura alguns cristais, uma vela da cor mais apropriada ao problema que pretende curar e alguns produtos de aromoterapia.

Durante um tratamento, as posições das mãos são, normalmente, colocadas a partir da cabeça para os pés.

 Para fazer Reiki pode utilizar o seguinte método

1- Deite-se confortavelmente e feche os olhos.

2- Peça autorização a uma entidade superior para começar o tratamento e para lhe dar proteção durante todo o período em que está a fazer Reiki.

3- Imagine uma luz branca que lhe entra pelo alto da cabeça e o percorre até aos pés. Essa luz branca transporta toda a energia negativa que existe em si, em direção ao centro da terra, onde é purificada e transformada em raios de luz, retornando ao seu corpo e irradiando-o de luz.

4- Nesta altura, cheio de energia compatível consigo, pode começar a percorrer o seu corpo com as mãos (cada colocação deve ter aproximadamente a duração de três minutos).

5- Ponha a mão direita sobre a esquerda e coloque-as sobre o alto da sua cabeça.

6- Em seguida, deslize as mãos e coloque-as sobre a testa.

7- Depois sob a garganta.

8-  Coloque as mãos sob o coração.

9- Agora sob o estômago.

10-  Em seguida, faça o mesmo, mas desta vez, sob o ventre.

11- Depois em ambos os joelhos.

12- Finalmente, coloque cada uma das mãos sob os seus tornozelos e imagine que se está a ligar à terra e ao mundo material em que vive, de uma forma equilibrada, saudável e cheio de energia divina. Agradeça à entidade superior todo o auxílio que lhe deu durante a sua sessão de tratamento.

13- Abra os seus olhos devagar, levante-se calmamente e está pronto para recomeçar o seu dia a dia, de uma forma serena e cheia de alegria e bem-estar.

Os cristais da minha preferência e que utilizo com maior frequência na prática do Reiki são os seguintes:

  • Saúde em geralQuartzo Transparente, Quartzo verde e Fluorite
  • Liberdade - Olho de Tigre
  • Depressão Ónix
  • Cura de separações dolorosas - Sodalite
  • Sorte - Ágata
  • SexoUnikite
  • Circulação sanguíneaHematite
  • Negócios Jaspe Brecha
  • Estudos, memóriaJaspe Leopardo
  • TimidezCalcite
  • PazMorganite
  • StressAventurina
  • Riqueza - Jade
  • Criatividade – Turquesa
  • Artrites, reumatismo – Obsidiana Floco de Neve
  • Energia – Ametista
  • Comunicação – Água-Marinha
  • Amor – Quartzo Rosa

Ao associar o Reiki com a aromaterapia (arte e ciência que usa óleos essenciais extraídos de plantas e que são utilizados em tratamentos, quer seja para a mente, as emoções, o corpo e, até mesmo, para a casa. Através do uso de óleos essenciais, poderá encontrar a harmonia) e a cromoterapia (é uma ciência        que utiliza a cor para alcançar o equilíbrio e a harmonia do corpo, da mente e das emoções. É baseada nas sete cores do espectro solar e cada cor tem uma vibração própria, atuando desde o nível físico até ao espiritual.

Através das várias cores, estabiliza-se o equilíbrio do organismo, obtendo-se, portanto, a cura) as minhas preferências são as seguintes:

tabela cristais e reiki


O Reiki e as cores referentes a cada chacra:

cristais e reiki cores

Através do Reiki, pode encontrar o equilíbrio e bem-estar para a sua vida.

Todos nós somos filhos do Universo e assim como as flores e as estrelas, temos todo o direito existir e vivermos felizes e em harmonia com tudo o que o rodeia!

O Reiki pode ser utilizado só ou simultaneamente com outro tipo de tratamentos. O recurso às técnicas do Reiki, Cristaloterapia ou Cromoterapia não prescinde das indicações do seu médico. Não deixe de tomar qualquer tipo de medicação, nem interrompa qualquer tipo de tratamento que o seu médico lhe tenha aconselhado.

Por Maria Helena

 

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.