Ao longo da história do chá, muitos valores foram desenvolvidos entre os conhecedores e os seus especialistas … então, esses valores foram transmitidos entre os amantes do chá de geração em geração…

Alguns dos valores do chá, originaram-se através da cultura do povo que produziu a poção encantadora, como é o caso da China. Outros valores surgiram da filosofia que deu origem aos rituais, como demonstrado no Japão. Além disso, diferentes valores estão sendo cultivados com a agricultura moderna que protege o meio ambiente e os agricultores.

É percetível a marca inapagável deixada pela cultura chinesa quando se fala sobre o valor da Paciência. Para trás, está um trabalho de horas, de dias e por vezes, de anos de dedicação a um trabalho artesanal, que é o fabrico do chá: os produtores têm que preparar o solo, cultivar e nutrir a planta, então, esperar a estação apropriada para arrancar cuidadosamente as folhas e processá-las de acordo com tradições antigas ... pode demorar de quatro a cinco anos para fazer a primeira xícara de chá! Todos estes passos exigem uma grande quantidade de dedicação e paciência.
Tradições e utensílios artesanais, mostram a importância da Disciplina, trata-se de um trabalho minucioso e que exige experiência para realizar qualquer tarefa.

Outras culturas, como a India, destacam o valor da Harmonia com a natureza e com as pessoas. Conectando o seu corpo com a sua alma, fazendo parte da natureza... O crescimento do uso responsável dos recursos naturais e o comércio justo, também são considerados novos valores relacionados ao chá.

Os seus valores no Japão são consolidados na sua cerimónia do chá, que é um reflexo da sua cultura. A cerimónia de chá japonesa, Chanoyu, está diretamente relacionada ao Budismo Zen. Que se baseia em quatro princípios: Respeito, Harmonia, Pureza e Tranquilidade.

Respeito é representado na atitude que envolve o anfitrião e os convidados, no uso dos utensílios, na forma como o mestre prepara chá e na forma como os anfitriões apreciam a bebida. A Harmonia tem de estar presente em cada movimento na relação dos homens com a natureza. Durante o ritual os participantes têm que manter a tranquilidade constante para poderem ligar o seu espírito com a natureza. O valor da Pureza é simbolizado pela lavagem das mãos e pela boca antes de entrar na casa de chá e que representa a pureza do coração dos participantes.

Da mesma forma, outros países produtores de chá, como a Argentina, contribuem com um novo valor: a Paixão. A paixão leva-nos a fazer coisas que parecem impossíveis. A paixão empurra-nos para trabalhar muito para superar dificuldades e criar coisas novas.

Decorrentes do estilo da nossa vida atual, novos valores se criam …

O rápido ritmo de vida que temos, obriga-nos a estar constantemente a pensar no futuro, a planear, a estar à procura de oportunidades... o chá, nesse sentido, encoraja-nos, não só a voltar aos valores mencionados acima, mas também a recuperar o valor de desfrutar o presente, e apreciar o tempo. Uma xícara de chá é o tempo que dedicamos a nós mesmos, ou a outros quando convidamos amigos. Uma xícara de chá obriga-nos a estar conscientes do tempo: precisamos de todo o tempo, para fazer um chá perfeito.

Os valores do chá são as joias da humanidade: passam de país para país, de geração em geração, de cultura para cultura e através do tempo.

Paciência; Harmonia com a natureza, com nós mesmos e com outras pessoas; Respeito; Pureza; Tranquilidade; Paixão... Todos estes valores ajudam a construir a cultura do chá.

O chá dá-nos a oportunidade de cultivar esses valores para criar um mundo melhor para as futuras gerações.
PLACE DU THÉ by DR, tem como objetivo seguir e continuar a cultivar valores...faça parte deste Mundo.

Dora Batista Ribeiro
Mestre de Reiki
Master Teacher de Magnified Healing
Gerente de PLACE DU THÉ by DR
TLM : 00351 933571223
placeduthebydr@gmail.com
placedureikibydr@gmail.com
Visitem-nos em https://www.facebook.com/PLACEDoraRibeiro ; https://www.facebook.com/placedureiki
www,placeduthe.com

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.