Os equinócios são fase de equilíbrio por excelência, e a pouco e pouco vamos sentindo a energia do EQUINÓCIO DE OUTONO a entrar pelas nossas vidas. Este tempo faz-nos mergulhar na fase descendente da energia em que a escuridão começa a sobrepor-se gradualmente à luz.

Feng Shui trata-se também da forma como a energia exterior nos afeta a nós e às nossas habitações, e por isso esta é uma optima fase para nos colocarmos em sintonia com este fluxo de interiorização e introspecção e fazermos um BALANÇO sobre as nossas vidas. E porque não faze-lo através das nossas casas?!

Mas antes de vos falar em Feng Shui mais concretamante e de vos dar algumas sugestões de como podem aproveitar este fluxo do equinócio em vossas casas, gostaria de vos situar nesta energia, uma vez que tudo está sempre ligado.

Transversalmente a várias culturas, este é sem dúvida um tempo em que o exterior nos convida a agradecer as dádivas que a TERRA nos concedeu no último ano e a honrar em gratidão o CÉU por todas as suas bênçãos.

No CALENDÁRIO AGRÍCOLA este é o momento em que há um empenhamento geral nas segundas colheitas do ano. Tudo é colhido e armazenado para que nada falte no tempo de quietude que está para vir.

Na tradição Celta, em MABON, celebram-se as dádivas da Natureza e honram-se os Deuses e as Deusas por tudo o que eles nos permitiram viver e transformar no ultimo ciclo. Também aqui somos convidados a escolher as sementes daquilo que queremos vir a plantar na próxima espiral.

Os MISTÉRIOS ELEUSINOS aconteciam na Grécia, também no tempo dos equinócio. Embora envoltos em grande mistério, estes versavam em torno de Deméter, Perséfone e da mítica descida ao submundo, possivelmente ritualizando esta morte que nos leva sempre a um posterior renascimento.

Nos Estado Unidos é também nesta fase que se celebra o dia de AÇÃO DE GRAÇAS (Thanksgiving Day), honrando precisamente as boas colheitas realizadas no ultimo ano.

Por sua vez, em FENG SHUI e na metafísica chinesa esta fase está associada ao trigrama do LAGO e ao ponto cardeal OESTE que nos traz precisamente esta mesma enegia do final de dia (final de ciclo) e do metal polido (diamante), como não poderia deixar de ser. Trata-se então de uma energia que nos convida à CELEBRAÇÃO, ao DISFRUTAR da vida e das colheitas, remete-nos também para o que é BELO, para o ROMANCE e para a CRIATIVIDADE, e é também associada ao FUTURO que está para vir.

Sendo que este é o tempo de CELEBRAÇÃO e BALANÇO PARA O FUTURO, a minha proposta é que olhem para as vossas casas e tentem perceber se têm espaço para que esta energia se manifeste nas vossas casas e nas vossas vidas. Têm espaço para o romance, para relaxar e celebrar nas vossas casas? Têm espaço para manifestar a vossa criatividade em vossas casas? Têm espaço para se permitirem sonhar e co-criar o vosso futuro em vossas casas? E nas vossas vidas?

Na prática podem:
- Observar os sótãos
- Observar prateleiras de cima
- Observar a zona Oeste
- Nestes locais existe alguma coisa que possa estar a impedir que esta enegia de se manifeste?
- O que é, de onde veio?
- Foi oferecida, por quem?
- O que é que isso simboliza para vocês?
- Qual é a resistência que sentem em relação a isso?
- E o impulso?
- O que é que podem fazer neste aqui e agora sobre isso (libertar, dar, vender, trocar, deitar fora, reciclar, arrumar)?
- O que é que isso diz sobre o vosso momento presente?

A minha sugestão é que aproveitem o fluxo exterior, observem as vossas casas com esta energia presente, respondam às perguntas com honestidade para vocês mesmos, e escolham com consciência as sementes que querem libertar e as que querem co-criar para o vosso futuro. O Feng Shui pode sem dúvida ajudar-vos a fazer esta escolha de forma mais consciente através dos objectos que vos rodeiam na vossa vivência diária, o que só por si tem um impacto brutal. Boas Colheitas!

Sobre a autora:

Mónica Araújo
Designer e Consultora de Feng Shui
www.estadopuro.pt
www.facebook.com/fengshuiespacopuro/

Consultas
monica.araujo@estadopuro.pt

Cursos Online
http://www.estadopuro.pt/cursos-online/

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.