Para além da maior sensação de alegria, mais sorrisos, paz e motivação de vida, conseguiram realizar actividades físicas que dantes sentiam dificuldades. Conseguiram subir lances de escadas sem se sentir tão cansados, fazer caminhadas mais prolongadas, voltar aos ginásios e até ficar horas a treinar!

Porquê estes efeitos?
A respiração integral aumenta a capacidade aeróbica do organismo. Ao trabalharmos activamente a respiração, produzimos resultados semelhantes a exercícios cardiovasculares!

Aeróbico significa “viver de ar”. Exercício aeróbico consiste em usar o oxigénio para gerar energia nos músculos e aumentar a sua energia e resistência.
Os exercícios aeróbicos mais comuns são correr, caminhar, pedalar, nadar. Trabalham uma grande quantidade de músculos de forma rítmica, contínua e prolongada com uma intensidade leve a moderada.

Alguns benefícios de exercício aeróbico para a saúde são:

- Aumento do metabolismo e consumo de calorias
- Fortalece os músculos da respiração
- Melhora a circulação e pressão sanguínea
- Reduz risco de problemas cardiovasculares
- Tonificação dos músculos e fluxo sanguíneo
- Redução da massa gorda
- Não gerar ácido láctico, consumindo gordura para mais energia
- Desintoxicação do corpo através da respiração e transpiração
- Exercícios de respiração são uma modalidade de treino aeróbico que permite gerar energia no corpo sem grande esforço! No caso de correr, nadar ou pedalar exige esforço e movimentos que consomem energia. Ao estar confortavelmente sentados ou deitados, a exercitar os musculos envolvidos na respiração, está a optimizar o ganho e distribuição de energia pelo seu organismo.

Quando a respiração está bloqueada com tensões nos músculos não é completa nem flui oxigénio livremente pelo corpo. Esta falta de oxigénio reduz a energia, surge cansaço, sensações de ansiedade e sufoco. É como se tivéssemos uma bola e correntes de aço amarradas à perna e não conseguíssemos libertar.
Nas sessões individuais libertamos tensões e respiramos de maneiras energizantes, ao fazermos isto estamos também a equilibrar e aumentar a circulação de oxigénio no corpo. Os músculos são oxigenados, temos mais energia e maior resistência física.

“Fontes antigas sugerem que a actividade muscular da respiração é suficiente para aumentar o oxigénio no sangue. Apesar de ser uma ideia que não é aceite por todos, os sistemas tradicionais de medicina incluem práticas de respiração. Tanto o Qigong e o Pranayama/Yoga incluem exercícios de respiração onde não há movimento corporal excepto os músculos envolvidos na respiração.

Isto sugere que as técnicas de respiração podem aumentar a quantidade de oxigénio absorvido pelo sangue. Individuos limitados nos seus movimentos devido a problemas de saúde podem ter acesso a alguns benefícios do treino vigoroso.” Roger Jahnke, Doutor de Medicina Chinesa.
Podem ser atingidos níveis extremamente elevados de energia sem pedalar, caminhar, correr, nadar. Basta fazer certos exercícios de respiração!Experimente as sessões individuais de respiração onde irá aprender a respirar com mais energia, vitalidade e leveza.

Com uma boa oxigenação a vitalidade aumenta e o organismo beneficia com:
- Aumento e acumulação de moléculas de energia nos músculos, permitindo maior resistência
- Neovascularização dos sarcómeros musculares, aumentando o fluxo sanguíneo
- Maior velocidade de activação do metabolismo aeróbico, permitindo maior quantidade de energia mobilizada para exercício intenso
- Maior utilização de gorduras durante o exercício, preservando o glicogénio intramuscular
- Melhor velocidade de recuperação dos músculos após exercício de alta intensidade

É importante referir que somente treino cardiovascular não constitui um plano de treino completo. É necessário também praticar exercício de intensidade elevada, fazer uma alimentação saudável, beber 1 a 3 litros de água por dia e dormir 7 a 8 horas por dia.

Luís Lopes,
Treinador de Respiração Integral, Life Coach, Wellness Coach
respiracomigo.wordpress.com/

luis.respirar@gmail.com

Telemóvel: +351 963257498