Todas as pessoas nascidas entre 5 Outubro 1971 e 4 Novembro de 1983, têm Plutão em Balança/Libra, pelo que passarão por um trânsito muito especial, entre o agora (2010) e os próximos dois anos e meio, dependendo do grau em que está o Plutão no mapa natal de cada um. É um trânsito prolongado, que pode durar seis meses a um ano. Estou a falar da conjunção de Saturno, também em Balança/Libra, em trânsito ao Plutão natal.

Saturno é o planeta da restrição e Plutão é o planeta da transformação, pelo que este contacto é muito forte, criando situações sérias que estão associados com a finalização ou encerramento de uma etapa para a libertação de novas energias. Pode acontecer que a pessoa se sinta restringida por situações alheias à sua vontade ou que estão para além do seu controle. Pode sentir a necessidade de terminar com actividades que vêm de trás ou de terminar uma relação que mantinha do passado.

Mudanças sérias apresentam-se. É frequente haver problemas financeiros neste trânsito, quer por possíveis dívidas ou devidos a maiores responsabilidades, encargos ou aquisições. Ter que manejar um grupo pode mostrar ser uma carga muito pesada. É frequente, neste trânsito, que a morte de alguém próximo provoque um aumento de responsabilidades. A pessoa está sujeita a explosões de nervos que podem ferir os outros, pelo que deve cuidar muito do seu estado anímico. Todo o cuidado é pouco com a locomoção e condução, pois se existirem crises sérias na sua vida, podem funcionar como um travão para obrigar a parar e, assim, iniciar um período de reflexão sobre a sua própria vida. Às vezes só paramos à força. Para cuidar de nós próprios.

Recomenda-se a mudança de estruturas, corrigir os defeitos nela existentes e tentar encontrar um novo rumo transformador. Quer seja nos negócios ou na vida amorosa. Neste caso, Saturno em vez de reprimir ou cristalizar dará carta branca para Plutão efectuar o seu movimento transformador e renovador. É um período de provas e tensão.

Veja a continuação do artigo na próxima página

Deve manter-se calmo/a, sentir-se bem e usar (escutar, sentir) o seu GPS interno de modo a que aceite uma renovada experiência na sua vida. Aproveite a onda e faça surf com a vida. Sempre em frente e para o Alto.

A imagem mais nítida que consigo encontrar para este trânsito é esta: imagina que estás em casa, em silêncio e à noite, e começas a ouvir ao longe, o ruído do camião do lixo a aproximar-se. Vai parando nos contentores ainda afastados. Esse ruído vai-se fazendo cada vez mais forte, conforme se aproxima da tua casa, até que o ouves com toda a nitidez, com todos aqueles sons fortes, secos e característicos do guindaste a movimentar-se, a agarrar os contentores do lixo, a levantá-los e a despejá-los no seu bojo. Pelo meio, ouves as vozes dos homens que fazem esse trabalho. O camião sacode bem os contentores fazendo um barulho quase ensurdecedor e deposita-os novamente no chão, vazios, no lugar onde estavam. E afasta-se, levando o lixo que lá deixas-te. Neste caso, leva o teu lixo psíquico, aquele que, a maioria das vezes, nem tens consciência que o transportas contigo.

É mais ou menos assim que podes sentir a energia de Saturno a fazer conjunção a Plutão. Cuida-te muito. Mima-te e ama-te muito.

António Rosa

Blog Cova do Urso