Poesia dos Céus: Raro ciclo sinódico de Marte e Sol em Escorpião – o seu Calendário Astrológico.
Marte e Sol iniciaram um novo ciclo que dura de 18 de novembro de 2023 a 9 de janeiro de 2026.
A última vez aconteceu em 2,3 de novembro de 1991: o que aconteceu na sua vida, caso já cá estivesse?
Que padrões, o que aprendeu, o que fez florescer nos 2 anos seguintes?
E como os temas de Escorpião, sensíveis e exigentes – do sexo à morte, do poder (de qualquer tipo) ao dinheiro, dos tabus às formas mais dispares de intimidade, venho recordar uma chave de Alexander Lowen, (psicanalista que desenvolveu a psicoterapia corporal conhecida como análise bioenergética) para lidarmos com a disfuncionalidade relacional (que tem sido um dos grandes temas deste ano 2023, com a Vénus retrograda em Leão).
A 'traição' da linguagem reside na sua capacidade de enfeitiçar os incautos.
Quem são os incautos?
Ser incauto é não ter consciência.
Faltam áreas de sentimento na pessoa incauta – uma condição que a predispõe à ansiedade, obscurece o seu julgamento e a torna suscetível à traição das palavras.
Como o seu ego não se enraíza na base sólida do sentimento corporal, ele precisa de garantia e apoio externos. Ele é, neste aspecto, como uma criança carente – desesperada pela aprovação da mãe (o que se reflete na relação afectiva).
“O bajulador/predador, é um sedutor inteligente que percebe esse desespero na sua vítima. A pessoa ingénua não está disposta a confrontar a realidade da sua vida.
Ela não observa as caretas, os trejeitos, os gestos raivosos, os tons vazios, os olhos frios e o corpo distorcido do orador (predador). Ela fechou os olhos da mente para esses sinais físicos como indicações de personalidade.
O conhecimento pode ser enganoso quando não está associado à compreensão.
Onde o conhecimento se enraíza nos sentimentos do corpo, torna-se compreensão. Quando o ego se enraíza no corpo, o indivíduo adquire uma visão interior de si mesmo.
Quanto mais profundas forem as raízes, mais profundo será o insight (revelação, tomada de consciência).” In Alexander Lowen, “A Traição do Corpo” (Capítulo 14, O Ego e o Corpo: Conhecimento e Compreensão).
Há uma ingenuidade perigosa, inconsciente, que nos coloca à mercê dos “Martes” desatinados alheios, e outra ingenuidade “integra” que é sabedoria e, nas palavras de Marie Louise Von Franz (In “Sombra e Mal nos contos de fadas”, Páginas 222-224):
“… simboliza genuinidade e integridade básicas da personalidade. Se as pessoas não têm na sua essência mais íntima uma genuinidade, ou uma certa integridade, elas perdem-se ao enfrentar o problema do mal. São apanhadas. Essa integridade é mais importante do que a inteligência ou o autocontrole, ou do que qualquer outra coisa (...) O dom da integridade inocente é uma centelha divina no ser humano.” Marie-Louise Von Franz
Marte está então, agora, iniciando novo ciclo sinódico com o sol - cazimi - no coração do Astro que representa a Consciência Crística.
Os Vedas dizem que quando Marte está cazimi com o Sol, ainda não expressa a sua potência plena, por estar em combustão.
É claro que é muito fogo concentrado no signo do profundo, do esotérico, do oculto: atenção ao vulcão interior. Sejam arritmias cardíacas, ou raivas que implodem.
Em Astrologia Védica, ele é um “planeta maléfico” que também pode representar a Morte - sobretudo violenta, dessacralizada, maldita. Como tragicamente vemos hoje nas guerras deste mundo.
Marte é simultaneamente o regente exotérico – do nível da personalidade – e esotérico - do nível da alma, do signo de Escorpião. Isto significa que o nível de consciência do indivíduo, é que determina o uso e o resultado da energia poderosa de Marte, neste seu reino.
É o guerreiro sedento de sangue, rancor, vingança, ou o Guerreiro que implacavelmente protege a Vida, como valor mais Sagrado.
É o algoz da auto sabotagem em todos os formatos e feitios, ou o cirurgião que retira o tumor e sutura a ferida, para cicatrizar.
Como usaremos esta energia que agora nos convoca fortemente a lançar sementes onde temos Marte no nosso Mapa Astral?
Dependendo dos nossos Martes natais, assim vamos viver este ciclo.
Se tiver, por exemplo, o seu Marte em Touro, vai iniciar mais lento, mais cauteloso, mais prudente e mais agitado pelo desafio da oposição, e sacudido pelo efeito de Júpiter e Úrano neste signo.
Se o tiver em Peixes, vai sentir - a chave aqui, é mesmo SENTIR - o apelo forte, mas não se esqueça também - e isto é válido para todos os signos - que os dragões que precisamos realmente vencer, estão dentro de nós.
Respeitando o “modus operandi” dos nossos Martes pessoais, ajamos com a coragem, a ousadia, o foco e a decisão que este tempo oferece e a que chama.
Escorpião, como já vimos, representa temas sensíveis da vida; amiúde os nossos traumas impedem o avanço consistente, a ação determinada; sabotam as melhores decisões.
Se sentir, peça ajuda, faça terapia – como eu faço, desde os 14 anos (com alguns interregnos claro ?); trabalhe-se, não desista de si.
Seja também compassivo consigo mesmo, afinal o processo de “parir” o Divino, a consciência Crística, desde as entranhas do mais humano que somos, é dose ?, cheio de sonhos desfeitos, promessas quebradas, vergonhas escondidas, desgostos inesperados pelo Caminho.
Como disse Jeff Foster, santifiquemos esses momentos desconcertados e desconcertantes, os estragos intencionais ou incontroláveis, com os nossos amor, atenção e gratidão. Com eles aprendemos tanto! Faz parte da dança, agora, siga!
- Este novo ciclo, que, como disse, termina em 9 de janeiro de 2026, terá 3 momentos importantes (aponte na sua agenda):
- 14 de outubro de 2024: a primeira quadratura (crescente) de Marte (aos 21 graus de Caranguejo) e Sol (aos 21 graus de Balança). De 18 de novembro de 2023 até aqui, é fase de planeamento e aplicação das mudanças e transformações acima referidas. Fase de ação, de dar tudo.
- 16 de janeiro de 2025: oposição Sol (aos 26 graus de Capricórnio) Marte – aos (26 graus Caranguejo). Fase de colher os frutos do que fizemos, das direções escolhidas, da fidelidade às decisões assumidas.
- 20 de abril de 2025: segunda quadratura (minguante) do Sol (grau 1 de Touro) e Marte (grau 1 de Leão). Fase de análise da colheita havida.
Achei, ainda, muito interessante e por isso quis partilhar consigo, as seguintes datas e propostas astrológicas, nesta poesia dos céus, em que ligo as propostas de Marte às dos planetas sociais e transpessoais:
- Os Ciclos de 7 anos (septénios são importantes em Astrologia e referem o movimento estruturante do planeta Saturno).
- Este ciclo sinódico de Marte - que levará consigo por 2 anos, a tensão da oposição a Úrano (mudanças, imprevistos, revelações, renovações) - termina em janeiro de 2026, ano importante com a conjunção de Saturno e Neptuno aos zero graus de Carneiro, em fevereiro de 2026.
Ou seja, o que fizermos AGORA, as sementes que tivermos nutrido hoje, florescerão e serão húmus para nos ajudar, no nosso processo individual, face a esse grande novo ciclo Mundial!
Se recuarmos 7 anos desde 2026, chegamos ao final de 2019, início da Pandemia que ficou assinalada com a conjunção de Júpiter e Saturno em 2020, aos zero graus de Aquário: novo ciclo coletivo!
Se recuarmos ainda mais 7 anos, chegamos a 2012, ano das profecias Maias de o “fim de um mundo” e início de outro ciclo, com, desta vez (em outubro) Saturno e Neptuno aos zero graus (de novo um começo), respetivamente, de Escorpião e de Peixes e com Marte em Escorpião também!!
O Céu pontua o Caminho alumiando os nossos passos, para que a Luz da Consciência expanda, e nos possamos cumprir, a quem Nascemos para Ser.
- Em 9 de janeiro de 2026, Marte inicia novo ciclo sinódico com o Sol, aos 18 graus de Capricórnio e algumas semanas depois, novo ciclo com Plutão aos 3 graus de Aquário!
Vamos entrar o ano com grandes chamamentos face aos nossos posicionamentos coletivos – sejam ideológicos, políticos, sociais ou outros, o que é importante é o quão pudemos trabalhar-nos, depurarmo-nos e fortalecermo-nos, para sermos de mais-valia para o Plano Divino.
Finalmente, estas semanas que se seguem até à Lua Nova de Sagitário, são excelentes para… evacuar!
Em todos os planos, do físico ao mental, emocional e espiritual, que há muita caca em muitos pobres de espírito, em muita alma vendida aos demónios, em muitas relações caducadas, em muitas estruturas neste nosso mundo. A caca que Plutão traz ao de cima… que com a força de Marte, sejamos vitoriosos.
Todos tivemos já momentos de superação, de alegria concretizadora, de frutos merecidos por um esforço responsável. Que essas memórias nos inspirem o passo, que o Céu abençoe o empenho e que a Força esteja connosco!
Com Amor,
Vera Leal FemininoConsciente EViagens
Consultas: 965303341
Vera Leal FemininoConsciente
#femininoconsciente
https://www.facebook.com/VeraFariaLealInternational
Instagram: vera_faria_leal
Comentários