Ao contrário do que acontece com o calendário que seguimos no Ocidente, o calendário chinês segue os ritmos da Lua e do Sol: cada ano começa sempre na primeira noite de Lua Nova que ocorre mais próxima do dia em que o Sol se encontra no grau 15 do signo Aquário.
Uma vez que o Sol percorre o signo Aquário entre os dias 20 de janeiro e 18 de fevereiro, o Ano Novo Chinês varia sempre, em função da Lua Nova, entre o final de janeiro e o início de fevereiro.
Este ano começa no dia 25 de janeiro de 2020 e é o Ano do Rato.
A história do Zodíaco Chinês, que explica por que razão cada signo tem o nome de um animal, é curiosa e está ligada a uma lenda, segundo a qual Buda terá chamado todos os animais à sua presença, para as festividades do Ano Novo.
Uma vez que só 12 animais compareceram, Buda quis recompensá-los, atribuindo o nome de um signo a cada um deles, consoante a ordem pela qual foram chegando.
O primeiro animal a chegar, que é, portanto, o primeiro signo do Horóscopo Chinês, é precisamente o Rato, que é o regente de 2020. Este ano inicia um novo ciclo de doze anos, já que no ano passado chegámos ao último signo do Horóscopo Chinês (o Porco), e voltamos agora ao princípio.
Daqui se tira a primeira ideia para este ano: o Rato chega sempre à frente, porque é rápido, ágil, pensa depressa e não hesita antes de tomar decisões.
Sob a influência deste signo, 2020 convida à ação, ao dinamismo, à atividade. Colheremos maiores benefícios se agirmos com rapidez e estando atentos às oportunidades, agarrando-as sem hesitar.
O Rato traz leveza, descontração e alegria. Os acontecimentos tendem a ser bastante rápidos, os resultados chegam mais facilmente - mas sem garantias de que sejam duradouros.
É preciso também estar mais atento, porque é mais fácil perder o controlo das situações. É um bom ano para novos voos, para arriscar e sair da sua zona de conforto, para dar passos no sentido do crescimento e apostar mais no seu desenvolvimento pessoal e profissional. É um ano favorável para quem deseja ter (mais) filhos, já que o Rato potencia a fertilidade.
De um modo geral, a personalidade do Rato é amigável e cativa com facilidade. As pessoas nascidas sob este signo tendem a ter carisma e estão sempre a fazer novos amigos. Na esfera afetiva, o Ano do Rato ajuda a alargar horizontes, melhorando a comunicação e ajudando a que as pessoas estejam em contacto com círculos sociais que lhes pareciam estar fora do seu alcance. É um bom ano para renovar a sua vida social e afetiva. Aqueles que procuram encontrar um novo amor estão mais favorecidos sob esta influência, ainda que devam manter uma certa prudência porque, sob esta influência, tendemos a atirar-nos de cabeça, sem medir as consequências.
No Horóscopo Chinês, para além de cada ano ser regido por um animal, cujas características influenciam as pessoas que nascem sob a sua especial proteção, existe também, todos os anos, um Elemento com maior domínio. Para os chineses são considerados cinco elementos (e não quatro, como acontece no Ocidente): eles são a Terra, a Água, o Fogo, a Madeira e o Metal.
A influência de cada elemento modela a personalidade do animal que é o regente do ano, influenciando as suas características. Em 2020, estamos sob a influência do Rato de Metal, cuja personalidade é, em certa medida, diferente da maneira de ser do Rato de Madeira, de Fogo, de Terra ou de Água.
O Rato de Metal é o mais prático de todos. Atribui uma grande importância ao estatuto social alcançado, ao conforto material, à carreira. Nesse sentido, ele é também o que possui melhor poder de argumentação, utilizando o seu charme para alcançar as suas metas. É bastante sensual, mas menos sentimental. Sabe muito bem o que quer e não deixa que o demovam dos seus intentos.
Esta energia irá fazer-se sentir nos relacionamentos, havendo uma certa propensão para a possessividade e para o ciúme. Embora o Rato seja um signo muito sociável, o elemento Metal cria-lhe uma certa propensão para o individualismo, o que pode fazer com que haja, neste ano, a oscilação constante entre os dois extremos - ora queremos e procuramos o contacto com os outros, ora sentimos necessidade de recolhimento, a fim e podermos refletir melhor e aplicar-nos mais na conquista de metas materiais.
A nível de saúde, o Rato alerta para a possibilidade de haver maior desgaste, lembrando que é importante descansar e conceder ao corpo e à mente o repouso necessário para manter o equilíbrio.
O Ano do Rato é particularmente favorável para a área financeira, já que, no Zodíaco Chinês, este signo está associado à acumulação de riqueza. Os negócios estão favorecidos, uma vez que o Rato de Metal sabe usar a astúcia mental para aumentar os lucros e tem o dom da palavra, o que o ajuda a conseguir alcançar os seus intentos e levar a água ao seu moinho. Os negócios e a iniciativa individual são as esferas mais privilegiadas, porque o Rato gosta de trabalhar à sua maneira, e também as áreas que estão de algum modo ligadas a um trabalho criativo.
As cores mais favoráveis para este ano são o azul, o branco e o dourado, que ajudam a equilibrar a energia deste ano, potenciando os seus benefícios e aumentando os seus recursos
Comentários