2019 é um ano de transformação que nos está a preparar para as importantes mudanças que 2020 trará à vida de grande parte de nós.

Em maio temos três planetas em movimento retrógrado - Júpiter, Plutão e Saturno. Ainda que não sintamos tanto esta retrogradação como acontece com os planetas pessoais, como é o caso de Mercúrio, Vénus e Marte, o facto de estes planetas se encontrarem em movimento retrógrado fará com que subtilmente as situações desacelerem, havendo um abrandamento que pode levar tempo a sentir mas que acabará por ser notado.

Assim, maio oferece a possibilidade de refletir melhor sobre o nosso passado e sobre aquilo que é realmente melhor para o nosso futuro. A energia deste mês orienta-nos no sentido de avaliarmos a qualidade das nossas vidas e também das nossas escolhas, ajudando-nos a fazer os ajustes necessários e as mudanças que têm de ser feitas, caso assim se justifique.

É a altura ideal para fazer uma análise interior e garantir que está a seguir o rumo que realmente deseja tomar, indo em direção àquilo que realmente deseja.

Nunca é tarde demais para mudar e sob a influência deste mês dominado pela energia do signo Touro estamos especialmente favorecidos para ponderar, refletir, e levar o tempo que for preciso a amadurecer ideias e planos - assim como os frutos que mal começam agora a despontar nas árvores.

A energia de Touro, o signo em que o Sol se encontra durante uma boa parte do mês, ajuda a pôr em ordem a vida financeira. Afinal, este é o signo da posse, sendo aquele que mais precisa de garantir a sua segurança e bem-estar material.

Logo no dia 4 de maio, a Lua Nova em Touro faz com que a energia deste signo se manifeste de forma especialmente forte. Esta lua Nova ajuda também a restabelecer um coração partido, pois este signo é regido por Vénus, planeta do amor, que ajuda a desenvolver o amor-próprio nos períodos em que é mais importante assegurá-lo e senti-lo.

Aproveite a energia da Lua Nova em Touro para cultivar o amor-próprio, dedicando mais tempo a cuidar de si, do que o faz sentir-se bem, do que o deixa feliz consigo mesmo.

Ainda que, por estes primeiros dias do mês, a energia da Lua Nova em Touro tenda a suavizar as situações, Marte encontra-se em oposição Júpiter, o que traz tensão e alguns atritos na maneira como lidamos com os outros e, especialmente, como comunicamos com eles.

Podemos atuar de forma demasiado impulsiva, sem medir as palavras e sem pensar antes de falar ou de agir, o que pode dar azo a mal-entendidos e a situações de difícil gestão. É importante ter consciência desta tendência para não deixarmos que o nosso ego fale mais alto, levando-nos a atitudes de arrogância.

Apesar de existir esta tendência, Marte em Gémeos dá-nos coragem para abordar assuntos difíceis e resolver situações que temos vindo a adiar. Se precisa de ter uma conversa delicada esta pode ser uma boa altura para arrumar esse assunto de uma vez por todas.

Em maio, a energia de Marte em Touro ajuda também a encontrar dentro de si um poder de argumentação e uma capacidade de luta que talvez não soubesse que tinha. Aproveite essas capacidades que estão agora em destaque para afirmar o seu valor e expor a sua verdade, mas procure fazê-lo com tacto e diplomacia.

No dia 18 de maio temos uma intensa Lua Cheia em Escorpião, que será uma das Luas mais poderosas do ano a nível energético, porque Escorpião é o signo da transformação e do crescimento espiritual e, sempre que a energia deste signo é de algum modo posta em destaque, somos encorajados a aventurar-nos além dos limites que definimos para nós próprios.

Os dias que rodeiam a Lua Cheia em Escorpião são especialmente favoráveis para fazer um detox total na sua vida, libertando-se de hábitos e de situações que estão a ser nocivas para o seu bem-estar psicológico, físico e mental.

É tempo de assumir uma postura mais leve e descontraída perante a vida. Descarte responsabilidades que não são, efetivamente, suas. Não "varra o lixo para debaixo do tapete", mas também não fique preso a situações que não consegue resolver. Muitas vezes, aceitar que não podemos controlar tudo é tudo aquilo que uma dada situação tem para nos ensinar.

Aprenda também a confiar mais no ritmo do Universo e no tempo da vida. Confie que aquilo de que precisa virá sempre ao seu encontro e que tem direito a ter tudo o que é realmente melhor para si. A energia da Lua Cheia em Escorpião encoraja-nos a confiar na vida e, com isso, a aceitar que as respostas que procuramos virão ao nosso encontro no seu devido tempo.

Confiar não é, ao contrário do que possa pensar, uma atitude passiva. Confiar tem a ver com estar atento, saber ouvir, abrir o coração e despertar os sentidos para aquilo que se passa à nossa volta. Tem a ver com seguir as orientações que silenciosamente recebemos, com saber ouvir a voz que dentro de nós nos impele a agir em determinado momento, de uma determinada forma, em vez de teimarmos em seguir a vontade do ego ou aquilo que a nossa mente acredita ser melhor, de acordo com o que sempre fizemos ou com o que sempre vimos fazer.

Quando aprendemos a aceitar e a confiar na vida os problemas resolvem-se com maior facilidade. 

Maio é um bom mês para cultivar esta aceitação e confiança, e a energia da Lua Cheia em Escorpião vai ajudar-nos a adotar esta postura mais flexível e intuitiva.

Logo depois da Lua Cheia, o Sol entra em Gémeos, a 21 de maio. Em Gémeos, o Sol convida-nos a uma maior abertura, a partilhar o que sabemos e a procurar aprender com os outros. Este é o signo da comunicação e da leveza. Torna-se mais fácil encontrar soluções para questões antigas, entrar em contacto com outras pessoas, experimentar novas abordagens. A criatividade e a expressão são também favorecidas por este trânsito astrológico, o que faz deste período uma boa fase para a produção artística e para todo o tipo de trabalhos que estejam relacionados com o público.

De um modo geral, maio transmite-nos serenidade, sendo um mês favorável para desfrutar daquilo que a vida nos oferece de forma gratuita e tão generosa e para observar, sem pressas, as mudanças que vão acontecendo dentro de nós. À medida que o mês progride, é também um bom período para ir ganhando uma postura mais flexível e para confiar mais nos planos que a vida tem para nós.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.