Jian Yang, que prefere ser conhecido como Jian Yang Barbie, tem 33 anos e é diretor de estratégia numa agência de comunicação. É, também, neste momento, detentor do título de maior colecionador masculino destas bonecas da Mattel no mundo. Natural de Singapura, tem uma fixação por brinquedos e, na sua coleção particular, que gosta de exibir, conta com cerca de 6.000. A essas, juntam-se mais 3.000 de outras marcas.

O hobby do colecionismo teve início na sua adolescência quando, aos 13 anos, viu um anúncio na televisão. A partir daí, nunca mais parou. Ainda mais curioso é o facto de Jian Yang levar, em todas as viagens que faz, uma das suas Barbies, ocupando muito do tempo livre a fazer-lhes vestidos de papel, outra das suas novas paixões. Não são poucas as vezes que esgota as reservas de papel higiénico dos seus quartos de hotel.

Mas nada que um pacote de lenços de papel ou de guardanapos, a que também tem por hábito recorrer, não resolva. Os seus trabalhos criativos, que partilha regularmente com os milhares de seguidores, verdadeiras obras de arte dignas de uma coleção de alta-costura, como pode ver na galeria de imagens que se segue, já foram alvo de notícias e reportagens e estão a tornar-se virais nas redes sociais.

Como tudo começou

Foi com o anúncio televisivo da Barbie Boa Forma, comercializada com roupa desportiva azul-turquesa, que tudo começou. Jian Yang ficou de tal maneira obcecado com a boneca que acabou por comprá-la com a mesada que os pais lhe davam. A seguir a essa, adquiriu outra e nunca mais parou. O passatempo, pouco convencional para um homem na sociedade atual, já lhe trouxe problemas familiares e até amorosos.

"Cheguei a perder namoradas por causa da insegurança que as bonecas lhes causavam", assumiu mesmo o colecionador asiático em entrevista ao jornal Daily Mail. Há cinco anos, a coleção de Jian Yang, que inclui bonecas raras que recriam a imagem de Grace Kelly, Diana de Gales e Elizabeth Taylor, estava avaliada em cerca de 260.000 libras estrelinas, perto de 290.000 euros. A mais antiga foi produzida em 1959.