Na Rússia, à semelhança de vários outros países do leste europeu, a arte de bordar tem vindo a ganhar proporções verdadeiramente assombrosas, deixando a criatividade dos autores deste tipo de trabalhos totalmente ao rubro. Vera Shimunia, uma jovem russa que se destaca pelos seus bordados, um desses exemplos, conta já com 800 publicações e mais de 20.000 seguidores na rede social Instagram.

Pregadeiras, quadros, pendentes para fios e colares, carteiras, almofadas, ilustrações para sacos de pano… A imaginação de Vera Shimunia não tem limites e as suas paisagens, usualmente bordadas com uma vasta gama de cores, habitualmente intensas, sedutoras e surpreendentes, transmitem uma sensação de profundidade e de movimento admiráveis, como elogiam os que a seguem nas redes sociais.

As obras de Vera Shimunia são ricamente texturizadas, as mais pequenas inclusive, dando a impressão de, nalguns casos, se estar perante um trabalho a três dimensões. Grandes céus com jogos de luzes e sombras, mares profundamente azuis e florestas que percorrem as várias estações do ano são as temáticas mais abordadas pela artista russa nos trabalhos que comercializa na loja online que, entretanto, se viu forçada a abrir.