Seis empresas portuguesas de têxteis e vestuário estão representadas na Intertextile Xangai 2012, numa das maiores participações de sempre naquele certame internacional, que decorrerá de 22 a 25 de outubro, anunciou hoje à agência Lusa uma responsável do setor.

"Todas as empresas já vendem para a China e lá estaremos com o nosso pavilhão e a nossa marca, ‘From Portugal’", disse Sofia Botelho, diretora da Seletiva Moda, o organismo da Associação de Têxteis e Vestuário de Portugal encarregue de promover o país nas feiras internacionais.

A Intertextile Xangai 2012, organizada pela Messe Frankurt, reunirá cerca de mil expositores de 28 países e regiões, da Argentina ao Vietname.

Descrita como "capital económica da China", Xangai é a maior e mais cosmopolita cidade chinesa, com cerca de 23 milhões de habitantes

Arco, Lemar, Riopele, Somelos, Teviz e Troficolor são as empresas portuguesas representadas na Intertextile Xangai 2012, considerado um dos mais concorridos certames do género no continente asiático.

A feira coincide com um bom momento das exportações portuguesas para a China.

Segundo a Administração-Geral das Alfandegas Chinesas, as vendas de Portugal para a China cresceram 52,8% nos primeiros oito meses de 2012, ultrapassando os mil milhões de dólares (778 milhões de euros), um valor que em 2011 só foi atingido no final do ano.

"Os números são animadores e mostram que as empresas portuguesas estão agora mais atentas à China", comentou na altura o embaixador português em Pequim, José Tadeu Soares.

No caso dos tecidos, o aumento das exportações para a China situa-se nos 70 a 80 por cento, segundo fontes do setor.

"A confeção, na China, é mais barata, mas a nossa matéria-prima e o que temos para oferecer - design, moda, inovação, qualidade e serviço - é um valor acrescentado", realçou na primavera passada em Pequim a diretora da Seletiva Moda.

Lusa

Foto: Intertextile Shanghai

11 de outubro de 2012