O intuito do CITEVE, ao promover esta iniciativa, é dar a conhecer internacionalmente a destacada posição que a Indústria Têxtil e de Vestuário portuguesa vem adquirindo no contexto global, integrando a cultura de inovação, a criatividade, o ecodesign, o domínio da tecnologia de materiais e elevada experiência em processos bio.

Ao longo dos últimos sete anos, conta com o forte envolvimento de grande parte da cadeia de produção do setor Têxtil e de Vestuário português, designadamente de mais de meia centena de empresas têxteis e de confeção, escolas de Moda e de reconhecidos Designers nacionais.

É uma iniciativa revolucionária e disruptiva face aos modelos tradicionais, já que não contém os efeitos da sazonalidade, promovendo o consumo informado e responsável, exortando a aposição de Passaporte Digital de Produto, instrumento fundamental da transparência.

Resulta também da complementaridade da capacidade técnica e tecnológica da extensa equipa do CITEVE e da curadoria criativa de Paulo Gomes.