Acabamos por ter em casa armazéns de roupa que não usamos, prateleiras de livros não lidos e alimentos a perder a validade. Reconheçamos ou não, acontece-nos a todos. Faz-nos bem ao ego e traz alguma felicidade, mesmo que momentânea.

Mas pior é quando necessitamos realmente de um produto ou serviço e, com a multiplicidade de oferta à nossa disposição, não sabemos o que escolher. Um promete milagres de beleza, outro os preços mais baixos; uns dizem-se os mais inovadores e outros apelam à tradição da marca. Para além disso, temos ainda a família e os amigos a dizer “compra isto ou aquilo que eu experimentei e é bom”. Realmente não é fácil!

No contexto actual há que fazer um esforço para controlar a impulsividade e adotar um estilo de vida à medida das nossas possibilidades. Definir bem as prioridades e ter objectivos claros são etapas determinantes.

Quando uma mulher sai de uma loja com cinco pares de sapatos, muito provavelmente a sua necessidade não era de sapatos mas sim de se sentir bonita e elegante e esquecer por momentos alguns problemas que a incomodem. Se essa mesma mulher tivesse um motivo forte para resistir à compra e dizer não a esse momento de prazer, provavelmente não agiria tanto por impulso e faria compras mais racionais e adequadas. Se tivesse definido como objectivo poupar para umas férias de sonho, provavelmente os 5 pares de sapatos teriam ficado na loja.

Depois de definidas as prioridades e traçados os objetivos, o passo seguinte é escolher entre a grande variedade de produtos e serviços aparentemente semelhantes. Este é um outro momento difícil. As promessas publicitárias são muitas! O que precisamos mesmo é de garantias que o que compramos não é apenas uma promessa mas sim uma realidade. Que todos os critérios que interferem na minha decisão de compra são tidos em consideração e balanceados. Essa é a função do Prémio Cinco Estrelas: ajudar os consumidores a identificar o melhor que existe no mercado, pois todos os produtos e serviços que exibam este símbolo dão a garantia de satisfação, de relação preço-qualidade, de recomendação, de confiança na marca e de inovação – dizem os muitos consumidores, como cada um de nós, que os testaram e avaliaram.

www.cinco-estrelas.pt