Gestos como acenar com a mão para mandar parar ou telefonar para pedir um táxi são cada vez mais obsoletos. A própria rede nacional de táxis já deu conta desta mudança de rotinas por parte dos portugueses e por isso decidiu aderir ao MyTaxi no final de 2015.
O serviço tradicional tinha de fazer frente ao crescimento da Uber em Portugal e, além da modernização através do lançamento da aplicação para smartphones - atualizada recentemente - foram muitas as manifestações contra as plataformas digitais, uma luta que persiste desde 2015 e só terá fim à vista no próximo mês de novembro.
Em setembro passado, 'aterrou' a quarta plataforma exclusivamente digital em Portugal, a francesa Chauffeur Privé, e por isso decidimos abrir as apps disponíveis num smartphone e fazer contas à vida dos portugueses. E não falamos de todos os portugueses, uma vez que há plataformas a operar apenas na capital. Vejamos quais são e as que mais lhe convém.
Uber
Foi a primeira plataforma digital a operar em Portugal, tendo chegado em julho de 2014. Para pedir uma viagem, é necessário descarregar a aplicação para o smartphone e registar-se com um cartão de crédito válido, pois não há dinheiro ou multibanco envolvido no pagamento do serviço.
Atualmente opera nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto, na região do Algarve e nas cidades minhotas de Braga e Guimarães, contando com cerca de seis mil motoristas no total, a maior frota das plataformas electrónicas, mais conhecidas pela sigla TVDE (transporte em veículos descaracterizados).
A Uber disponibiliza opções de viagem com veículos como o uberX (económica), UberBLACK (topo de gama) e o UberGREEN (veículos elétricos).
A plataforma dispõe ainda do serviço Uber Eats, de entrega de refeições, que foi lançado em 2017 em Lisboa e, em maio deste ano, no Porto.
Exemplo de viagem e estimativa de valores: Praça Marquês do Pombal - Aeroporto de Lisboa
UberX - 6 a 9€
UberBLACK - 14 a 19€
UberGREEN - 6 a 9€
*os preços variam também consoante a procura dos utilizadores.
Cabify
Em maio de 2016 surgiu a Cabify. A plataforma espanhola ‘aterrou’ primeiro em Lisboa e, mais tarde, no Porto, Algarve e Funchal. Ao contrário da Uber, paga ao quilómetro e não pelo tempo que passa dentro do carro. Se estiverem ‘presos’ no trânsito entre o local de recolha e o destino, não paga mais do que o que a aplicação mostra na previsão. O valor médio por quilómetro é de 1,10€, enquanto na Uber é de 0,70€.
De todas as plataformas é a mais indicada para quem viaja com bebés (serviço baby), uma vez que disponibilizam cadeiras próprias para o transporte em segurança dos mesmos. Na categoria Lite (a mais económica), todos os veículos contam com um assento para crianças com mais de 15kg, sem custo adicional.
A Cabify conta ainda com as tarifas Group (van para grupos até sete passageiros) e Executive (veículo de um segmento superior).
Exemplo de viagem e valores obtidos na simulação: Praça Marquês do Pombal - Aeroporto de Lisboa
Lite - 8,09€
Group - 20,88€
Baby - 10,10€
*os preços variam consoante a procura dos utilizadores.
Taxify
A plataforma que foi fundada na Estónia chegou ao território português em janeiro deste ano, com uma frota composta, numa fase inicial, por 600 motoristas. Na altura, a Taxify teve como estratégia conquistar o mercado "com preços mais baixos para os clientes”, estando atualmente presente nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto e também na cidade de Braga.
Quanto aos preços, é semelhante ao sistema praticado pela Uber, com cada quilómetro a custar 0,60€ ao passageiro, mais 0,10€ por cada minuto dentro do carro. Tal como a plataforma norte-americana, o custo mínimo de uma viagem é de 2,50€, ao contrário da Cabify, que é de 3€.
Conta apenas com duas tarifas: a económica (taxify) e a indicada para grupos até oito pessoas, a XL.
Exemplo de viagem e valores obtidos na simulação: Praça Marquês do Pombal - Aeroporto de Lisboa
Taxify - 7,60€
XL - 11,80€
*A Taxify não tem tarifa dinâmica, ou seja, os preços não variam consoante a procura dos utilizadores
Chauffeur Privé
É o membro mais recente da família das plataformas digitais de transporte privado, tendo começado a operar a 17 de setembro deste ano na capital portuguesa, região onde opera exclusivamente, pelo menos para já. Em Lisboa vai começar a operar com 500 motoristas, prevendo duplicar este número até ao final do ano.
Fundada em 2012, em Paris, conta com mais de dois milhões de clientes fidelizados e cerca de 18 mil motoristas em França. É aqui que a empresa gaulesa distingue-se das outras: oferece um programa de fidelização, em que por cada 1€ gasto em viagens, ganha um ponto na conta que pode ser convertido em descontos nas deslocações seguintes.
De acordo com o comunicado oficial, a Chauffeur Privé apresenta “a indicação do valor total a pagar pela viagem, que começa nos 2,50€ e não é suscetível de alteração, independentemente dos fatores externos que possam ter impacto na extensão e duração do percurso, como o caso do trânsito. Os carros, esses, são de qualidade superior, para um maior conforto durante a viagem e os motoristas criteriosamente selecionados.”
Exemplo de viagem e estimativa de valores: Praça Marquês do Pombal - Aeroporto de Lisboa
Standard - 6,75€
*o valor mínimo de uma viagem é de 2,50€
MyTaxi
É uma extensão do serviço nacional dos táxis tradicionais em Portugal, por isso não pode ser considerado uma TVDE. Contudo, é uma aplicação - criada em 2009 na Alemanha para ser expandida pela União Europeia- muito semelhante às outras referidas, onde poderá chamar um veículo através de uma app e realizar o pagamento através de cartão de crédito ou PayPal.
Outra vantagem é que não existe restrição de zonas, podendo ser utilizado de norte a sul do território continental, desde que haja táxis a operar na zona pretendida e que tenham aderido à plataforma digital. Funciona da mesma forma que as restantes aplicações, bastando escolher o ponto de recolha e o destino. De fora da zona abrangida ficam a ilha da Madeira e o arquipélago dos Açores.
Na app surge uma previsão do total a pagar no final da viagem, mas fica dependente do tempo que demorar a percorrer o trajeto. Tal como os táxis tradicionais, e ao contrário das TVDE, se estiver com bagagem terá de pagar (1,60€) pela mesma.
Para assinalar a chegada da versão actualizada da app MyTaxi aos smartphones, a empresa está a oferecer um voucher no valor de cinco euros para os clientes experimentem as novas funcionalidades.
Exemplo de viagem e estimativa de valores: Praça Marquês do Pombal - Aeroporto de Lisboa
Táxi (até quatro pessoas), XL (até oito lugares), Eco (veículos ecológicos) e Adaptados (para passageiros com mobilidade reduzida) - entre 6 a 7€
*Neste serviço, os preços não variam consoante a procura dos utilizadores
Um aspeto que distingue as plataformas digitais dos táxis, é que estes podem estacionar em praças próprias e recolher pessoas que lhes acenem e também podem utilizar a faixa bus. Já os Uber, Cabify, Chauffeur Privé e Taxify só podem ser chamados por reserva através da aplicação e não podem usar a faixa bus.
A lei que regulamenta as plataformas eletrónicas de transporte vai entrar em vigor em 01 de novembro, depois de longos meses de discussão pública e parlamentar. A 'lei Uber' pretende, pela primeira vez, estabelecer um regime jurídico aplicável à atividade de transporte individual e remunerado de passageiros em veículos descaracterizados a partir de plataformas digitais.
No passado 12 de julho, o parlamento aprovou a lei com os votos a favor do PS, do PSD e do PAN, e com os votos contra do BE, PCP e Verdes, sendo o CDS-PP a única bancada parlamentar a abster-se na votação. A 31 de julho. Marcelo Rebelo de Sousa, presidente da República, promulgou o diploma.
Depois de ter dado entrada, em janeiro de 2017, no parlamento, a proposta de lei do Governo foi publicada em Diário da República a 10 de agosto, entrando em vigor no próximo 1 de novembro.
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