Sheroes' Hangout podia ser mais um banal estabelecimento comercial, onde se servia uma das mais populares bebidas de mundo. Só que não é. Aberto há cerca de um ano, este café assumiu uma missão: acabar com o estigma que existe para com as vítimas de ataque de ácido e contribuir para a sua reabilitação em sociedade.

A iniciativa é da responsabilidade do grupo Stop Acid Atttacks, fundado em Nova Deli, em 2013. Mas o herói desta história "são principalmente as mulheres que ripostaram e lutaram pela vida e sobrevivência a queimaduras químicas hediondas e estão em vias de se definirem como "lutadoras". Lutadoras corajosas que caminham com cicatrizes", explica a organização no site oficial do café.

Os números são preocupantes. Apesar de este tipo de agressão apenas ter começado a ser contabilizado em 2013, o Departamento Nacional de Registos Criminais indiano estima que aconteçam mais de 1000 ataques por ano, em todo o país.  No entanto, muitos destes casos não chegam a ser denunciados por vergonha ou por medo de um novo ataque. Os ataques são, na maioria, contra mulheres entre os 15 e os 20 anos. Segundo o portal de informação Take That são homens, movidos pelo ciúme e pela vingança, os autores de grande parte dos crimes.

O Sheroes' Hangout é financiado por um projeto de crowdfunding, uma vez que não tem qualquer objetivo de lucro. O sistema de pagamento em vigor é cada um paga o que acha que deve oferecer pelo que consome.

O café consta da lista do tripadvisor  e do zomato onde não faltam mensagens de clientes que evidenciam o facto de o Sheroes' Hangout ser um local inspirador.

Além da cafetaria o espaço tem ainda uma livraria, um local para exposições e promove workshops, que também contribuem para o financiamento do estabelecimento.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.