Foi muito mais do que uma vitória. Foi também um ato de coragem. As trabalhadoras da Kanan Devan Hills Plantations saíram vitoriosas ao conseguirem que a empresa reestabelecesse os bónus anuais pagos aos trabalhadores. Recorde-se que a Kannan Devan Hills é considerada uma das empresas mais poderosas do mundo, controlada pela multinacional indiana Tata, dona da Tetley Tea.

Tudo começou em setembro no estado indiano de Kerala, quando seis mil trabalhadoras deram início a um protesto a que chamaram de "Pempilai Orumai" (a unidade das mulheres). Na origem desta manifestação estava a decisão da Kanan Devan Hills Plantations em cortar os bónus pagos às pessoas que trabalhavam na apanha do chá, os salários praticados e as condições deploráveis em que viviam.

“Nós colhemos o chá e carregamos os sacos aos ombros enquanto vocês carregam o dinheiro” foi apenas um dos vários slogans que se podiam ler durante a manifestação. Após nove dias de protesto e várias horas de negociações, a Kanan Devan Hills Plantations fez apenas uma cedência: restabeleceu 20% do valor dos bónus pagos aos seus trabalhadores.

Após a questão do aumento salarial ter sido ignorada, as trabalhadoras não esmoreceram e decidiram continuar com os protestos. “A fome e o sofrimento fazem parte das nossas vidas. Nós não queremos saber se morremos de fome. Mas não vamos permitir que ninguém nos explore. Basta”, afirmou uma das líderes do movimento Pempilai Orumai ao site de notícias Catch.

Recorde-se que esta é uma grande vitória tendo em conta que na Índia o sexismo e a desigualdade de género ainda persistem. O facto de um grupo liderado por mulheres ter feito frente a uma multinacional desta dimensão e ter enfrentado a União dos Sindicatos – dominados maioritariamente por homens – é algo quase inédito. Tal como escreve o jornal Catch “estas pobres trabalhadoras deram um grande passo no que diz respeito à dignidade e emancipação das mulheres.”

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.