A escolha por determinadas cores pode revelar muito sobre si e influenciar também a forma como os outros interagem consigo. A escolha das cores serve sempre o propósito de ajudar a demonstrar a imagem desejada, revelar a sua personalidade e os estados emocionais em que se encontra.

Está inconscientemente condicionado a perceber as cores e dar-lhe um significado mediante o país ou cultura em que se encontra. Escolhe uma determinada cor quando quer parecer mais líder ou competente e outra quando quer seduzir ou parecer mais atraente, e o engraçado é que as outras pessoas vão perceber inconscientemente este código quase secreto de cores.

O gosto maior ou o usar com mais frequência de uma determinada cor revela alguns detalhes sobre a sua personalidade.

Vermelho- Extrovertida, social, divertida e impacientes. Procura a popularidade e a liderança, vigorosa e propensa a ações impulsivas e a variações de humor. É facilmente influenciada. Tem um forte desejo sexual. É otimista, mas queixa-se quando tem oportunidade.

Amarelo – Intelectual, alegre, otimista e aventureiro. Tem uma imaginação ativa, energia, pensamentos organizados e uma necessidade de ajudar o mundo. Fala mais do que faz, tímida, quer respeito. É um amigo seguro e bom confidente.

Azul – Calmo, ponderado, controle sobre as emoções, introspetivo, espontâneo, fiel e subtil. Evita confrontos e é sensível aos sentimentos dos outros. Amigo leal e leva uma vida sóbria. Sonha sonhos despropositados, mas não os faz acontecer. A estupidez e a inteligência superiores irrita-o, percebe-os como arrogantes.

Laranja – Espírito jovem, pessoa de ação e generoso. Tende a ser popular, bem-humorado e trabalhador. Quando está chateada não têm medo de o mostrar e é simpática quando lhe convém. Bom coração, gosta de estar com outras pessoas e é influenciada pela opinião dos outros. É muito leal.

Violeta – Artista, religioso, individualista e independente. Aceita as ideias alheias com muito esforço e é muito intuitiva. Não gosta de autoridade e de imposição de ideias, tem habilidade de observar detalhes que passam despercebidos pelos outros. Irrita-se com facilidade. Vaidoso.

Preto – Conservador, amante da elegância, discreto, elegante e gosta da solidão, querem sentir-se protegido e sente que está acima da média.

Branco - Aproveita a juventude, ambicioso, persistente. Sereno, é flexível, sincero, espontâneo e de agradável convivência. Não gosta de conflitos.

Rosa- Gosta de agradar, quer a atenção dos outros. Gosta de ser amada, estar segura e tem sentido maternal/paternal muito forte.

Verde - Paciente, pouco social, risonho e criativo. Liberdade e independência são importantes. Quer ser útil, bom cidadão e um pilar para a comunidade, camarada com todos, atento aos costumes sociais e à etiqueta. É uma pessoa franca, tem moral e reputação. É um excelente professor e sente profundo afeto pela família.

Castanho- conservador e estável, tem necessidade de atenção, dificuldade em lidar com as pessoas não pacientes. Gosta de ambiente calmos e privados, são os preferidos. Esperto no que diz respeito a dinheiro, é obstinado por hábitos e convicções. É confiável, estável e não de pessoas impulsivas.

Agora pode usar as cores a seu favor e adaptá-las a imagem ou mensagem a transmitir, não sendo necessário abusar da cor, pode somente ter um apontamento dessa mesma cor, como por exemplo uma gravata, um lenço, relógio, uma pulseira ou um símbolo.

Alexandre Monteiro
Especialista em Decifrar Pessoas | sou@pessoab.pt | Visite os Segredos da Linguagem Corporal
Nº1 Nacional a partilhar a Linguagem Corporal para todos

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.