Susana Sargento, a primeira portuguesa entre as finalistas, concorre a este prémio com a start-up Venium, criada em 2012, da qual é cofundadora, que desenvolve tecnologia para redes veiculares a nível mundial. Este processo permitiu iniciar uma revolução no futuro das redes de comunicação construídas através de elementos móveis, como os veículos.
A empresa é uma spin-off das universidades de Aveiro, Porto e Instituto de Telecomunicações, que desenvolveu uma infra-estrutura de acesso à Internet de baixo com base nos veículos como elementos dessa rede.
A Veniam tem escritórios em Silicon Valley, Singapura e Portugal e conta neste momento com 36 trabalhadores. Susana Sargento teve as responsabilidades de VP de engenharia e de diretora de Corporate Research.
Com mais de 15 anos de experiência na liderança técnica em vários projetos nacionais e internacionais, a investigadora da Universidade de Aveiro tem trabalhado de forma muito próxima com operadores de telecomunicações e fabricantes. As suas áreas de interesse são redes auto-organizadas, como as redes ad-hoc e de veículos, e as redes de distribuição de conteúdos.
Susana Sargento criou a Veniam em conjunto com João Barros, docente da Universidade do Porto. Roy Russell e Robin Chase, fundadora e ex-CEO da Zipcar, a maior empresa de car-sharing do mundo, são também co-fundadores da empresa. Desde agosto de 2014, a Veniam tem sede em Mountain View, Califórnia, e laboratórios de desenvolvimento em Aveiro (IEUA) e no Porto (UPTEC).
Comentários