É lançada hoje a iniciativa “Jantando com… Grandes mulheres, Grandes temas”, um ciclo de debates no feminino envidado pela Associação para o Diálogo Multicultural em parceria com o jornal VERIS.

André Rubim Rangel, membro da comissão organizadora do evento esclarece as grandes finalidades deste evento: “Mais do que objetivos, apontamos e desejamos ideias e ideais! A própria iniciativa em si, julgamos ser uma ideia nova, congregando figuras apenas do universo feminino, com exemplos dados e vividos na sociedade, que servem para nós como um pulmão renovado de mais e melhor conhecimento e reflexão. Primeiro vamos pensar todos estes temas culturais, interculturais e multiculturais, transversais a todos, para depois agirmos em consonância”.

Objetivamente acrescenta que “pretendemos aproximar e unir, conhecer e ouvir todos os cidadãos imigrantes e estrangeiros no Porto, e suas comunidades, de forma a sermos a associação elo e canal de todas as associações cá existentes deste âmbito”.

Com um vasto e ambicioso programa até 2013, André Rangel explica ainda a seleção das ‘grandes mulheres’: “Não houve um critério específico, propriamente dito, mas formulamos os convites fruto dos contatos que dispúnhamos de ilustres senhoras que apreciamos. Naturalmente que algumas fazíamos mesmo questão que estivessem (Beatriz Pacheco Pereira, Fernanda Freitas, Isabel Pires de Lima e Sónia Araújo) por serem colunistas do Jornal VERIS, quem começou por pensar e criar tudo isto, antes de "oferecer" à ADM a sua organização, como evento de destaque e de lançamento desta novel entidade criada no Porto”.

O em foco nas mulheres é justificado pela necessidade de explorar a pluralidade da existência feminina: “Pensamos em querer concretizar algo diferente, tal como diferentes são as mulheres, pela sua bondade, sensibilidade e beldade, etc. E esse diferente implica inovar, pois sabemos que é realizando algo de novo e com novo enfoque que se consegue chamar a atenção e dar importância ao que efetivamente tem, mas de outro modo, criativo e interessante. Assim julgamos ser o Ciclo, no seu conceito temático, estrutural e contextual. Estamos habituados a ver tantas e tantas vezes conferências com maioritariamente e/ou exclusivamente homens. Achamos por bem inverter isto, pelo menos uma vez dessas vezes que não remamos por esta outra via”.

Até ao final do ano, Eunice Munoz e Beatriz Pacheco Pereira, Fernanda Freitas e Sónia Araújo protagonizarão os próximos debates.

4 de junho de 2012

Conheça o PROGRAMA COMPLETO próxima página

2012

6 de JUNHO

Rosário Farmhouse e Tsering Paldron debatem o "Diálogo interreligioso: pluralidade de crenças, convicções e liberdade religiosa"
19 de SETEMBRO
Beatriz Pacheco Pereira e Custódia Gallego debatem "Diálogo intercultural: andanças e mudanças nas diversas artes e espectáculos"
9 de NOVEMBRO
Fernanda Freitas e Sónia Araújo debatem "Diálogo inclusivo: assistência social, (in)nsegurança e criminalidade(s)"

2013

9 de JANEIRO

Matilde de Sousa Franco e Isabel Pires de Lima debatem "Diálogo multicultural: Porto cosmopolita, uma cultura de mundos e demais culturas"
8 de MARÇO
Edite Estrela e Isabel Alçada debatem "Diálogo pedagógico-educativo: bullying, competências e globalização escolares"
8 de MAIO
Alice Vieira e Lídia Jorge debatem "Diálogo literário: estrangeirismos, (des)acordo ortográfico e império lusófono"
3 de JULHO
Graça Morais e Joana Carneiro debatem "Diálogo migratório: imigrantes vs emigrantes, minorias étnicas, fronteiras e legalização"
25 de SETEMBRO
Ghonchec Tazmini e Isabel Stilwell debatem "Diálogo económico: investimentos lusos, crédito(s) e importações vs. exportações"
8 de NOVEMBRO
Isabel Jonet e Isilda Pegado debatem "Diálogos intergeracionais: entre vida8s) e morte(s), entre fome(s) e abundância(s)"

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.