Na edição francesa, o romance foi publicado com o título “Nous Combattrons l`Ombre” pelas Éditions Métailié.
O galardão - com o nome de um médico e escritor inglês do século XVIII - será entregue à escritora durante o Salão do Livro, em Paris, em sessão em que a autora estará presente e em que livro será apresentado pelo presidente da Associação Francesa de Psiquiatria, Michel Demangeant.
Já com diversos e importantes prémios literários nacionais e internacionais no seu currículo, Lídia Jorge, 62 anos, estreou-se na ficção com o romance "O Dia dos Prodígios", em 1980.
Nascida em Boliqueime (Faro), e licenciada em Filologia Românica na Faculdade de Letras de Lisboa, a autora publicou desde a sua estreia literária romances como "O Cais das Merendas", "Notícia da Cidade Silvestre", "A Costa dos Murmúrios" (adaptado ao cinema por Margarida Cardoso), "O Jardim sem Limites" e "O Vento Assobiando nas Gruas", romance com que obteve o Grande Prémio da Associação Portuguesa de Escritores e o Prémio Correntes d`Escritas, e "Combateremos a sombra".
São ainda da sua autoria as colectâneas de contos "Marido e Outros Contos", "O Belo Adormecido" e "Praça de Londres" e a peça de teatro "A maçom", levada à cena no Teatro Nacional Dona Maria II em 1997.
Fonte: Agência Lusa
18 de Março de 2009
Veja ainda:
"Regresso a Barcelona", de Luis Soares
"Cisne de África", de Henry Levi
"A Dieta Genisis de Prevenção do Cancro da Mama"
Mostra "Gosto de Mulheres" em Portimão
Mulheres do Hindustão no Museu do Oriente
Comentários