Ao que parece a Geração Z (os jovens que nasceram entre final da década de 1990 até 2010) é facilmente consumista. De acordo com o último inquérito realizado pelo banco de investimento Piper Jaffray, os gastos aumentaram 2% face ao período homólogo. E no que gastam dinheiro? De uma fora geral, a comida (24%) é aquilo a que os jovens dão mais prioridade.

Mas quais as preferências dos rapazes versus raparigas? Se por um lado eles gastam mais dinheiro em videojogos (13%), elas preferem os produtos de beleza, chegando a gastar 300 euros por ano, um aumento de 18%  face ao ano passado.

“O nosso inquérito mostra um pequeno aumento nos gastos dos adolescentes, o que espelha a expansão económica que estamos a experienciar de uma maneira geral”, refere o research analyst Erinn Murphy, que explica quais as marcas mais populares entre esta geração. “Vemos fortes sinais de uma série de marcas influenciadas pelos anos 1990 e pelo estilo streetwear como a adidas, Vans, Supreme e Tommy Hilfiger.”

Outro dado prende-se com o facto de a Michael Kors ser a marca predileta das raparigas quando o assunto são malas. Na altura de escolher um telemóvel novo, o iphone lidera as intenções de compra com 84%, um aumento de 2% face ao inquérito realizado no inverno passado.

O inquérito Taking Stock With Teens® refere ainda que o Snapchat e o Instagram são as redes sociais mais utilizadas pela Geração Z que faz as suas compras na Amazon.

Mas porque razão há cada vez mais raparigas a comprarem produtos de beleza? Segundo o El País a resposta reside no estudo “Deep Dive: Gen Z and Beauty—the Social Media Symbiosis” que refere uma ligação entre as redes sociais e a baixa autoestima. Ou seja, o facto de grande parte do sexo feminino se sentir pressionada para estar sempre bonita e se sentir mal em comparação com aquilo que vêm online acaba por ter um efeito na aquisição deste tipo de produtos.