Vários estudos revelam que na hora de escolher o animal doméstico, os cães e gatos pretos são os menos adotados em todo o mundo. Se os gatos, por um lado, são vistos como um animal que invoca o azar, ligado a superstições, por outro lado, os cães pretos de maior porte estão associados à depressão e tristeza. Pouco abona a favor destes patudos que acabam por ficar mais tempo nos abrigos que qualquer outro animal de qualquer outra cor.
O Dia Mundial do Animal foi o ponto de partida para a campanha “Azar é Não Ter Seguro”, da MAPFRE, que promove a adoção de animais pretos na União Zoófila e conta ainda com descontos especiais até 30 de novembro.
No filme, Balzac, Girassol, Cara Linda, Gilberto, O'Malley, Caci, Sunday ou Minestrone, todos eles cães e gatos pretos que esperam a sua vez de serem adotados na União Zoófila, passeiam por um cenário e interagem com elementos ligados ao azar como um saleiro, um chapéu de chuva aberto ou um escadote que, afinal de contas, são apenas objetos.
"A cor preta carrega uma série de mitos e conotações. Nos animais a conotação direciona-se para a superstição, o azar, a tristeza, quando a cor é meramente acessória. Os seres vivos devem sê-lo sempre pela sua essência. Congratulamo-nos por uma empresa da dimensão da MAPFRE ter olhado para estes animais, tantas vezes esquecidos, e ter decidido premiar os adotantes que também olhem para eles e lhes proporcionem a casa que tanto merecem", refere Margarida Saldanha, uma das responsáveis das Adoções na União Zoófila.
Todos os animais presentes na campanha estão disponíveis para adoção na União Zoófila, que tem atualmente no seu abrigo mais de 600 animais, onde cerca de 130 são cães e gatos pretos à espera de uma vida melhor.
Com a campanha, a seguradora chama a atenção para a problemática da baixa taxa de adoção de animais pretos e alerta sobre a importância de os donos investirem num seguro animal, que ajuda a garantir a saúde e seguranças dos animais e ainda reduz as despesas quotidianas dos donos.
Por cada cão ou gato preto que for adotado na União Zoófila, a seguradora oferece um ano de seguro de responsabilidade civil e saúde animal. A campanha, que arrancou a 4 de outubro e se estende até 30 de novembro, também irá oferecer a todos os que já têm um animal em casa, 20% de desconto na compra de um novo seguro animal.
“Esta não é só mais uma campanha. Desta vez, quisemos marcar pela diferença de alguma maneira e tentar ajudar, efetivamente, animais que precisam de uma casa e de alguém que os acolha, daí termos juntado forças com a União Zoófila”, explica João Gama, Diretor de Marketing e Clientes da MAPFRE.
Além das adoções dos animais, é possível ajudar a União Zoófila, que faz todo o trabalho de acolhimento, tratamento e proteção dos animais abandonados, através de doações feitas no seu site, por transferência bancária ou MBWay.
Comentários