Viver sem internet é hoje em dia quase impossível e no que diz respeito a compras, é cada vez mais frequente comprar-se pela internet. Quer seja roupa, decoração ou até mesmo supermercado, cada vez mais os portugueses preferem evitar as filas e comprar tudo à distância de um clique. Mas para o fazer é necessário que tenha atenção a algumas coisas e por isso, vamos dar-lhe dicas para que compre em segurança pela internet.

Faça pesquisas

Antes de confiar o seu dinheiro a um site online deve efetuar uma pesquisa. É sempre bom saber e ter em conta a opinião dos outros que já encomendaram através dessa loja e desse género.

Segurança

É muito importante que observe se existe um ícone de um cadeado na barra de endereço. Isto significa que o site é composto por um certificado digital de segurança, o que lhe permite efetuar compras sem problemas.

Informações

Visto que ao efetuar uma compra online não consegue ter a perceção do produto ao vivo e a cores, é fundamental que procure saber se o site apresenta serviços, como é o caso de um chat on-line, para tirar dúvidas e deixar opiniões, fotos e descrição detalhada do produto, informação sobre o prazo de entrega, organização por categoria de forma a facilitar a procura, várias opções de pagamento e interação em redes sociais.

Contactos

Este é sem dúvida um dos parâmetros obrigatórios para efetuar as suas compras. Cada loja online deve ter as informações básicas de contacto para que se existir algum problema possa contactá-los. Se não existir, o nosso conselho é que não efetue a compra.

Condições e políticas de privacidade 

É muito importante que antes de utilizar qualquer tipo de serviço online, leia quais são as condições de uso, assim como as políticas de privacidade. Deve perceber se as suas informações vão permanecer seguras, se quer ou não receber as novidades e as ofertas da empresa por e-mail, entre outras coisas.

Internacional

É fundamental que tenha consciência de onde vem o produto que está a comprar. Existem alguns produtos que por algum azar podem ficar retidos na alfandega. Deve também ter em mente que ao fazer uma encomenda vinda de outro país, a entrega pode levar mais de um mês a chegar a sua casa. Se a encomenda tiver um custo elevado é provável que tenha de pagar uma taxa e nestes casos deve utilizar o serviço de pagamento PayPal, para que a loja não fique com os dados do seu cartão de crédito.

Computador 

Deve usar apenas o seu computador ou de alguém com que se dê bem. Os computadores públicos podem não ter os sistemas de segurança necessários para prevenir que roubem as suas informações pessoais, como senhas ou até mesmo o número do seu cartão de crédito.

Cartões 

Nem todas as lojas têm a opção de gravar os seus dados pessoais, mas existem algumas lojas que o permitem fazer ao tornar-se cliente. No entanto, recomendamos que não o faça porque, se descobrirem a sua pass, será muito mais fácil fazer compras em seu nome.

Antecedência 

Se precisa de uma peça para um evento, ou um presente para alguém especial, deve fazê-lo com a máxima antecedência possível. Existem inúmeros motivos que podem fazer com que a sua encomenda demore a chegar, como por exemplo a confirmação de pagamento, atrasos do correio, ou até mesmo o facto de a loja não ter o produto em stock. Além disso, a peça pode chegar e não ser bem aquilo que esperava e nesse caso vai ter de ter tempo para trocar.

Caraterísticas 

O facto de fazer compras online faz com que não consiga ver fisicamente o produto e por isso, convém saber se a loja apresenta uma descrição detalhada das caraterísticas do produto em questão. É fundamental que existam fotografias ou até mesmo vídeos.

Entregas 

Se o prazo de entrega for muito longo e  não lhe derem qualquer tipo informação,  então pense bem se quer mesmo comprar nesse site.

Comparações

Existem determinadas lojas online que acabam por vender os mesmos produtos ou até mesmo bastante semelhantes, a preços muito diferentes. Isso faz com que seja necessário da sua parte efetuar uma pesquisa, para fazer comparações entre os produtos e também entre as lojas. Só assim conseguirá escolher a que mais se adapta a si e às suas preferências.

Preços 

O preço de um produto varia de acordo com vários fatores, como por exemplo o seu custo de fabricação, impostos ou transporte. Assim, se o custo do produto estiver demasiado baixo, tendo em conta aquilo que vale, a loja vai ter prejuízo e como nenhuma loja quer perder, principalmente dinheiro, é melhor não comprar.

Devoluções 

As lojas online tem um prazo de dias para poder efetuar a devolução do produto. Se não gostou, se não lhe serve ou se acabou por arrepender-se da sua escolha, tem no mínimo 7 dias após receber a encomenda para informar a loja das peças que vai devolver. Se isto acontecer, pode receber o valor pago ou então trocá-lo por outro produto, peça ou tamanho.

Falsificações 

Apesar de todos os benefícios, a internet também tem os seus contras e neste caso é muito fácil encontrar-se falsificações. Embora os preços sejam muito mais apelativos, nem sempre vale a pena dar dinheiro por estas, até porque na maioria dos casos podem tratar-se de produtos que foram roubados ou então acabem por ficar presos na alfandega por se tratarem de imitações. Por isso, se pretende um produto de uma marca mais cara, deve comprar nas lojas oficias, em revendedores autorizados ou no sites oficiais.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.