Licenciou-se em Arquitetura, pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa. Trabalhou alguns anos na área mas sempre foi uma profissão que a preenchia na totalidade. Incerta em relação ao que fazer no futuro e a necessitar de uma experiência diferente, ingressou no Curso de Formação de Oficiais da Força Aérea Portuguesa, onde exerceu durante alguns anos a função de Controlo e Vigilância do Espaço Aéreo Nacional.

Sempre teve dificuldade em encontrar sutiãs confortáveis para o seu tamanho, no entanto esta dificuldade fez-se notar especialmente perante as exigências físicas de uma vida como militar. Uma exaustiva busca por soluções à medida fê-la “tropeçar” neste conceito desconhecido para ela até então, mas tão importante para o conforto e saúde de todas as mulheres. Identificou-se imediatamente com esta atividade. Viajou para Londres, onde frequentou o curso de Bra Fitting pela Ashley Stuart Training Academy e, posteriormente, o curso de Design de Lingerie e Fatos de Banho, pelo London College of Fashion, com o objetivo de conhecer tanto a forma como os sutiãs atuam nos diferentes corpos, como a mecânica que está por detrás da sua conceção. Frequentou ainda o curso avançado de Bra Fitting para gravidez, amamentação e mastectomizadas e o programa de certificação em Bra Fitting da FabFit Academy.

Quem é a Rita Batista, empreendedora?

A Rita Batista é uma mulher realizada, mãe de dois meninos maravilhosos (3 e 7 anos), que tem a felicidade de reunir no seu mundo uma vida familiar muito feliz e uma ocupação profissional que a preenche na totalidade. É uma mulher que ama o que faz e isso é fundamental para quem pensa em empreender e criar algo de raiz. Não é fácil ser mulher empreendedora, muito menos mãe empreendedora, muito menos no nosso país e numa pequena cidade do interior, como é o caso de Torres Novas.  Por isso é movida por um forte sentido de honestidade e responsabilidade profissional, que se traduz na confiança das clientes que a procuram. Ali têm a certeza de que o seu bem estar é o foco principal e que tudo é feito para encontrar a melhor solução para si.

O que é o bra fitting?

O bra fitting consiste na análise do busto da mulher e na consequente procura da solução que mais se adequa às suas características fisionómicas e ao seu objetivo de uso. Através de uma sessão de aconselhamento é possível avaliar e diagnosticar certos problemas decorrentes do uso constante de um sutiã inadequado e recomendar os modelos mais apropriados a cada uma. A melhor forma de o fazer é experimentar várias tipologias de sutiã para perceber como assentam no corpo, ao mesmo tempo que é explicado qual a função e importância de cada componente no trabalho de suporte do sutiã.

As mulheres portuguesas estão sensibilizadas relativamente a este serviço?

Infelizmente no nosso país há um enorme desconhecimento relativamente à existência deste serviço, assim como do quão prejudicial à saúde pode ser um sutiã inadequado. O facto de ser uma peça que não se vê leva a que, muitas vezes, se desvalorize a sua importância e se procurem soluções mais económicas (nem sempre) em lojas não especializadas, mas que infelizmente podem resultar também no mais prejudicial e caro a longo prazo.

Quais as consequências de um mau sutiã?

Alguns dos problemas mais comuns são a má postura e dores na cervical, vergões e depressões nos ombros, dores e flacidez dos seios, erupções cutâneas ou má digestão. Mas um dos mais preocupantes é a influência que este pode ter na alteração da estrutura da própria mama, podendo propiciar o desenvolvimento de nódulos, nomeadamente quando as copas do sutiã são demasiado pequenas (situação que verifico acontecer em cerca de 90% das mulheres que me procuram) e comprimem o tecido mamário.

Também tem um impacto muito negativo na nossa auto estima. Um sutiã que não esteja ajustado ao corpo tende a deixar os seios descaídos e achatados, fazendo-os parecer maiores e à cintura mais curta. Assim a roupa que vestimos não assenta bem, não gostamos da imagem que vemos ao espelho e a nossa confiança e auto estima diminuem.

Quais os benefícios de um sutiã adequado?

Com o sutiã certo sentimos um conforto maior, mais liberdade de movimentos e uma postura correta. Para quem tem seios mais pesados, o alívio do peso nos ombros é enorme e, consequentemente, o esforço na coluna menor. Visualmente, a imagem que vemos ao espelho é mais bonita, uma vez que o facto dos seios estarem bem “encaixados” dentro das copas e corretamente posicionados no corpo, faz com que pareçam mais pequenos, firmes e a nossa cintura mais longa e fina. Consequentemente, a roupa assenta muito melhor no corpo.

5 dicas sobre como escolher o nosso sutiã ideal

  1. Procurem o conselho de uma especialista. A escolha do modelo certo é muito difícil, especialmente quando o fazem sozinhas, pois é sempre influenciada pelo formato do vosso peito, estatura, tipologia do sutiã, composição dos materiais, entre outros fatores para os quais uma especialista está mais sensibilizada.
  2. Tenham atenção à banda do sutiã. Esta não pode subir nas costas, tem que estar bem justa a envolver o vosso torso e apertada na posição mais larga dos colchetes, de modo a poder ser ajustada à medida que, com o tempo e uso, os elásticos e tecido vão perdendo alguma da sua força. O principal trabalho de suporte de um sutiã é feito pela banda e, desta forma, consegue-se aumentar a sua longevidade.
  3. As copas têm de ter tamanho suficiente para envolver todo o volume dos vossos seios. No caso de sutiãs com aros, é fundamental que estes acompanhem os seios, desde o centro do peito até às axilas e que fiquem posicionados diretamente abaixo destes, bem assentes sobre as costelas.
  4. Estejam recetivas a experimentar modelos e tipologias que, à partida, não seriam a vossa escolha, pois podem-se surpreender com o resultado e verificar que é o mais adequado para vocês.
  5. Para finalizar, vistam sempre uma camisola ou blusa para visualizarem o efeito daquele modelo na vossa silhueta. Pode acontecer gostarem muito de se ver ao espelho com o sutiã vestido, mas não gostarem do formato com que os vossos seios ficam sob a roupa.

Saiba mais sobre Mulheres à Obra aqui.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.