Anna Yastrezhembovskaya, residente em Omsk, na Rússia, descobriu por acaso, num mercado, uns brinquedos para os filhos feitos num material que, até ali, lhe era desconhecido. Descobriu depois que, afinal, eram feitos de lã. Interessou-se pela técnica de feltragem e decidiu, também ela, tentar reproduzir um. "O meu primeiro brinquedo não era tão bonito como os que eu comprei, mas ficou muito engraçado", afirma.

"Gostei tanto do processo que continuei a insistir até fazer melhor", admite a artesã. Numa fase inicial, Anna Yastrezhembovskaya aproveitava todos os tempos livres para aperfeiçoar a técnica, mostrando depois as suas criações, que pode ver na galeria de imagens que se segue, nas redes sociais. Os seus pássaros, os primeiros animais que fez, tornaram-se tão populares que começou a receber encomendas.

Além da enorme variedade de aves de aspeto (muito) realista que foi desenvolvendo com a feltragem de lã, Anna Yastrezhembovskaya, mãe de três filhos, faz também coelhos, gatos e outros animais. Mas os morcegos incrivelmente reais que entretanto também começou a fazer são as novas estrelas do seu trabalho, ainda que tenham surgido por acaso no seu processo de criação. A culpa é de uma das filhas.

Masha Yastrezhembovskaya pedira-lhe uma pregadeira em forma de morcego mas, no decorrer do processo, acabou por ficar demasiado grande para usar ao peito. Decidiram, então, transformá-lo num brinquedo. Fotografaram-no e publicaram nas redes sociais com a indicação de que não era para venda. A salvaguarda não demoveu, no entanto, os muitos admiradores do seu trabalho que ficaram encantados com a peça.

"Lisonjeia-me que os meus morcegos tenham conquistado os corações de tanta gente, mas a quantidade de encomendas que recebi foi aterrorizante", confessou já publicamente. A explicação é simples. O fabrico de um igual demora 10 dias a concluir com jornadas de 12 a 14 horas de trabalho diárias. Três anos depois, o que começou por ser um passatempo acabou por se transformar na sua fonte de rendimento.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.